Como me Aposentar com o Teto do INSS 2023? Regras e Valores

Como me aposentar com o teto do INSS 2023? Essa tem sido uma das perguntas mais frequentes entre os segurados da Previdência. Por conta disso, separamos detalhes sobre contribuição, regras e valores. Como me aposentar com o teto do INSS 2023? Continue acompanhando e confira.

publicidade
Como me aposentar com o teto do INSS 2023?
Como me aposentar com o teto do INSS 2023?

Como me aposentar com o teto do INSS 2023?

O teto da aposentadoria configura como sendo o valor máximo do benefício do INSS. Entretanto, é preciso lembrar que para ter direito, o segurado precisará realizar uma contribuição mensal diferente das pessoas que se aposentaram com salário mínimo.  

publicidade

Os valores salariais são ajustados de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor. Por isso, as contribuições variam a depender do tipo de segurado. De acordo com INSS, há os segurados facultativos e os obrigatórios.

✓ Veja também:

publicidade

Os facultativos são aquelas pessoas que não tem vínculo empregatício e que deseja contribuir com a Previdência Social a fim de garantir o benefício. O percentual de contribuição equivale a 20% do salário mínimo.

Imagem: Pexels

Contudo, há a possibilidade de recolhimento de 11% do salário mínimo e até 5%. No entanto, essa opção são para aqueles que comprovem baixa renda e que realizam atividades domésticas ou cadastrados no CAD único. 

publicidade

Por sua vez, os segurados obrigatórios são aqueles que têm vínculo empregatício que recebem algum tipo de remuneração pela Previdência Social. Sendo assim, os que estão no grupo são regidos pela CLT, contribuintes individuais incluindo o MEI, trabalhadores avulsos e segurados especiais.


Como receber o Teto do INSS?

A Alíquota das pessoas que tem vínculo com CLT, varia a depender da taxa salarial levando em conta o valor bruto recebido. Os contribuintes individuais pagam o valor equivalente a 5% do salário mínimo mas pode chegar a ter 20% para garantir a melhor aposentadoria.

Os segurados especiais são aqueles que não contribuem de forma direta com a Previdência, já que há um desconto previdenciário são os trabalhadores rurais pescador artesanal vendida e afins.

publicidade

✓ Saiba mais:

Imagem: Pexels
publicidade

Com a Reforma da Previdência, as leis mudaram e fica um pouco mais difícil receber um valor similar ao teto do INSS já que a base de cálculo se reformulou.

Autônomos contribuem para o aumento da aposentadoria, contudo, as pessoas que já recebem um valor próximo ao teto, não precisam complementar o benefício.

Veja a seguir mais detalhes e responda: Como me aposentar com o teto do INSS 2023?

publicidade

Como faço para me aposentar com três salários?

Como mencionado acima, a Reforma da Previdência modificou muitas regras sobre aposentadoria. Entretanto, de forma lógica, a pessoa que deseja aposentar com valor salarial acima do que já recebe precisa fazer uma complementação do valor.

Um exemplo disso são pessoas que desejam receber um benefício acima de três salários mínimos. Caso o contribuinte receba apenas um salário mínimo, é preciso complementar a renda e comprovar na Previdência Social.

Imagem: Pexels
publicidade

Exercer atividade por conta própria ou contribuir de forma individual com carnê, são algumas das dicas que podem favorecer o segurado e aumentar o valor do benefício e até três salários mínimos.

Como me aposentar com o teto do INSS 2023?  Veja mais dicas a seguir e saiba como responder essa pergunta.


Quem pode se aposentar com o teto do INSS 2023?

Antes do beneficiário buscar dicas de como aumentar o valor salarial ou solicitar aposentadoria recebendo o valor do teto do INSS, é importante lembrar que atualmente o teto é de R$ 7.087.

publicidade

É válido frisar que para pessoa receber um determinado valor de benefício, é preciso que haja uma boa contribuição durante a vida profissional já que o cálculo leva em consideração a média salarial.

Sendo assim, para receber o teto do INSS é necessário que os valores de contribuição e os salários recebidos pelo trabalhador esteja em torno ou similar.

Contudo, vale lembrar que ficou ainda mais difícil o segurado se aposentar com valor do teto do INSS, já que após a Reforma da Previdência o cálculo se fundamenta na média das contribuições desde o ano de 1994.

Após o cálculo da média salarial, o segurado vai receber referente a 60% do valor acrescido de 2% sobre cada ano trabalhado, Mas isso se houver a comprovação de mais de 20 anos de contribuição para homens e 15 anos de contribuição para mulheres.

publicidade

Com isso, para que as mulheres consigam receber o valor integral da média salarial, precisa haver a contribuição de 35 anos. Já para homens é necessária a contribuição de 40 anos de serviço.

Por fim, para mais detalhes sobre o assunto acompanhe nosso portal.

Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

Como me Aposentar com o Teto do INSS 2023? Regras e Valores

publicidade
Lígia Arruda
Formada em Ciências Contábeis, Lígia Arruda é especialista em assuntos relacionados a impostos, benefícios e o sistema financeiro no Brasil. Escreve para portais online desde 2018 e está sempre de olho em tudo o que envolve o pagamento de benefícios e auxílios, afim de auxiliar os cidadãos brasileiros.