Você sabe qual salário de caminhoneiro em 2023? Neste post você vai descobrir quanto ganha um caminhoneiro e muito mais a respeito da profissão
O que um caminhoneiro faz?
O caminhoneiro é um motorista profissional que opera um caminhão, veículo motorizado terrestre utilizado para transporte de bens que, ao contrário dos automóveis, são construídos em várias dimensões.
Os caminhoneiros também podem dirigir uma carreta, que não possuem força motriz própria, sendo conectadas ao cavalo mecânico e composta por uma cabine com motor e rodas de tração.
As carretas são diferentes dos caminhões, que são considerados monoblocos, pois são articuladas, tendo módulos de tração e unidade de carga separados.
Os motoristas de caminhão são responsáveis por dirigir o veículo com segurança, realizar a manutenção e inspeção do mesmo, carregar e descarregar a carga, planejar a rota mais eficiente e cumprir os prazos de entrega exigidos pela empresa contratante.
Os caminhoneiros podem trabalhar como funcionários de uma empresa de transporte, logística, e-commerce, ou como autônomos, quando são contratados para transportar cargas de terceiros.
Clique aqui e veja todas as informações sobre os salários 2023!
Eles podem dirigir em rotas locais, regionais ou nacionais, dependendo da natureza do seu trabalho.
Alguns caminhoneiros especializam-se em transportar tipos específicos de carga, como eletrônicos, carros ou combustível, e podem precisar de treinamento especializado para lidar com esses materiais com segurança.
Qual o salário de um caminhoneiro em 2023?
Segundo o site americano Glassdoor, responsável por compartilhar a avaliação de funcionários de empresas de todo mundo, a média salarial do caminhoneiro em abril de 2023 é de R$2.200,00.
Além de disponibilizar a média salarial dos caminhoneiros, o site também divulga o salário médio que algumas empresas do Brasil pagam para a profissão. Veja abaixo:
Como é o dia a dia de um caminhoneiro?
Se você tem o sonho de se tornar caminhoneiro no Brasil, deve saber que a rotina de quem viaja pelas estradas do país não é tão glamourosa assim.
O dia a dia de um motorista de caminhão profissional pode variar dependendo do tipo de carga transportada, da rota e da empresa de transporte em que ele trabalha.
No entanto, o dia do profissional começa cedo, pois ele precisa cumprir prazos de entrega e enfrentar longas distâncias. E antes de seguir viagem, existem algumas tarefas básicas que devem ser cumpridas para evitar possíveis contratempos:
- Verificar as condições do veículo;
- Verificar os níveis de óleo;
- Combustível e água, testando os freios e a iluminação e garantir que tudo esteja em boas condições de funcionamento.
Após executar essas tarefas, eles carregam a carga em seu veículo e, em alguns casos, realizam a amarração ou proteção adequada, garantindo que ela não se mova durante o transporte.
O que precisa para ser caminhoneiro?
Para se tornar um motorista de caminhão no Brasil, você precisará de uma carteira de motorista (CNH) da categoria C, que permite a condução de veículos de carga com peso bruto total de até 6 toneladas, ou da categoria E, que permite a condução de combinações de veículos com peso bruto total superior a 6 toneladas.
Além disso, é necessário ter idade mínima de 21 anos, ter ensino fundamental completo e passar por exames de saúde, psicológico e toxicológico, análise visando identificar a presença de drogas no organismo.
Algumas empresas de transporte também exigem que seus motoristas tenham experiência prévia de direção e/ou participem de cursos de treinamento específicos, como o de capacitação para transporte de cargas perigosas ou de transporte de animais vivos.