Teste de Classe Social? Sim! Saiba que sua classe social é definida de acordo com a média salarial percebida durante o ano. Portanto, confira abaixo como realizar o teste que define se você é classe baixa, média ou alta em 2023. O Teste de Classe Social está disponível à todos os brasileiros. Confira abaixo!
Teste de classe social
A inflação e o aumento de preços afetam diferentes classes sociais no Brasil. Como resultado, observa-se uma diminuição do poder de compra dos brasileiros e da média salarial.
Em alguns casos, isso se traduz na necessidade de reduzir o consumo e mudar hábitos. Para saber a que classificação o indivíduo pertence, a Associação das Empresas de Pesquisa do Brasil (Abep) elaborou o Critério Brasil.
O teste analisa três conjuntos de dados, aos quais vemos a seguir:
- Escolaridade dos integrantes do Grupo Familiar;
- Propriedade de Bens (móveis e imóveis);
- Acesso à bens e serviços públicos (SUS, Escolas Públicas e etc).
Assim, façamos uma pergunta inicial: os aumentos de preços são suficientes para que as famílias brasileiras mudem de classe social? Portanto, para respondermos a essa pergunta, alguns passos devem ser observados.
Observa-se no Brasil uma diminuição do poder de compra das pessoas. Em alguns casos, isso se traduz na necessidade de reduzir gastos e despesas, muitas vezes básicas e não supérfluas.
Pesquisadores afirmam que precisa de mais de um ano de inflação alta para mudar de classe social. Na década de 1930, a América, por exemplo, em que os bens que haviam na casa das famílias incluíam pianos, grandes mesas e móveis.
A renda familiar mudou nas últimas décadas e o valor do real diminuiu. Assim, não vemos mais pianos ou outros móveis de grande valor na casa dos brasileiros. Portanto, é imprescindível a consideração da renda familiar através do salário.
Em tempos de inflação, essa abordagem não reflete o poder de compra tão bem quanto o questionário da Abep. Como saber qual a minha classe social?
descubra abaixo!
Como saber minha classe social 2023?
A metodologia aplicada no Critério Brasil, presente desde 2015, está descrita no livro Estratificação Socioeconômica e Consumo no Brasil, do professor Wagner Kamakura (Rice University) e José Afonso Matson (FEA/USP), que tem como base orçamentos familiares, e pode ser vista através do link.
Assim, a Pesquisa do IBGE que facilita a elaboração de questionários para coleta de respostas ao Padrão Brasileiro de Estudos de Avaliação Econômica, e é o passo inicial para descobrir a classificação dos brasileiros e suas classes sociais.
Portanto, a elaboração do questionário de classificação familiar é resultado de uma abordagem metodológica, considerando as condições salarial, de escolaridade e de propriedade dos brasileiros.
O questionário é elaborado em pontos. Assim, o brasileiro deverá responder o formulário e a cada resposta dada, pontos serão marcados. Ao final, o brasileiro deverá considerar onde sua pontuação atingiu e analisar sua classe social.
Para o Critério Brasil, algumas características do domicílio devem constar na avaliação, como a presença e quantidade de determinados bens e a escolaridade do chefe da família.
Os critérios de faixas salariais estabelecidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) limitam-se a classificações baseadas em faixas salariais mínimas.
Além disso, para responder o questionário, a base salarial da família não é o único fator predominante. Assim, considera-se a base salarial e analisa-se qual a destinação das finanças que a família dá no início do mês com os salários.
Por exemplo, um casal com 3 filhos e renda familiar mensal de R$ 6.000 leva uma vida mais simples do que um casal sem filhos com renda de R$ 4.000. Portanto, nota-se a diferença em relação à destinação financeira.
Além disso, famílias com poupanças mais altas do que famílias com a mesma renda, mas vivendo com cheque especial também é um fator predominante na hora da classificação e da identificação da classe social.
Assim, o questionário está disponível no link e o acesso é gratuito à qualquer brasileiro. Realize o teste hoje mesmo e descubra se sua classe é baixa, média ou alta.