Muitas pessoas querem saber sobre o novo salário mínimo 2023. Por conta disso, separamos detalhes sobre previsão de outros valores, regras e quem vai receber o novo salário mínimo 2023. Confira mais detalhes sobre o assunto.
Quanto vai ficar o salário mínimo em 2023?
Inicialmente, foi anunciado a estimativo do novo salário mínimo 2023. Levando em conta os dados do Indice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) que é utilizada como base para estabelecer o piso nacional.
O orçamento já foi enviado e o valor estabelecido foi de R$ 1302. Entretanto, esse não é o valor fixo e o valor do piso deve ser confirmado ainda em 2022.
Isso porque, a estimativa vai levar em conta a inflação e rever o montante. Caso o valor seja diferente, consequentemente, o salário mínimo do próximo ano será diferente do já anunciado.
✓ Veja também:
Antes de mais nada, é importante mencionar que o piso nacional é a fonte de renda para quase 57 milhões de brasileiros, sendo que mais de 24 milhões apenas segurados do INSS.
Mediante isso, caso o valor anunciado seja confirmada é o quarto ano que os brasileiros não tem um aumento real do salário.
Esse formato foi adotado em 2020, quando a área econômica concedeu reajuste somente com base na inflação de 2019.
Com isso, o governo mudou a política de aumentos reais (acima da inflação) que vinha sendo implementada nos últimos anos, instituída no governo Dilma Rousseff.
A política de reajustes pela inflação e variação do PIB vigorou entre 2011 e 2019, mas nem sempre o salário mínimo subiu acima da inflação.
Fonte: G1
Veja mais detalhes sobre o piso nacional
Por que o INPC é usado para o cálculo do salário mínimo?
Inicialmente, é preciso que você entenda a diferença do INPC para o IPCA. Apesar de ambos índices realizar cálculos para analisar a inflação do Brasil, o INPC é utilizado para medir a inflação de famílias de baixa renda de um até cinco salários mínimos.
✓ Confira também:
Por sua vez, o IPCA é de um até 40, abrange, portanto, família de classe média a classe alta. Sendo assim, é analisado o poder de compra levando em conta os itens da cesta básica.
De acordo com a Dieese, para que uma família composta de quatro pessoas pudessem ter uma qualidade de vida melhor analisando a inflação e o poder de compra, o salário mínimo ideal deveria ser compatível a 4 salários míinimos atuais.
Quem vai receber o novo salário mínimo 2023?
Antes de mais nada, o novo valor é estabelecido levando em conta a inflação do ano anterior.
Além dos trabalhadores inseridos na CLT, formalizados e que possuem carteira assinada, segurados do INSS também terão os seus benefícios alterados, como por exemplo, BPC, teto de abono PIS e Pasep.
Trabalhadores que receberão seguro-desemprego, aposentados, pensionistas e outros também terão direito ao reajuste.
Os candidatos que concorrem ao cargo de Presidente da República explicaram sobre propostas de salário mínimo para próximo ano. Confira:
A gestão do presidente Jair Bolsonaro (PL) não tem trabalhado com valorização real (acima da inflação) do salário mínimo, devido ao impacto nas contas públicas. O último aumento acima da inflação aconteceu em 2019.
Em seu plano de governo, o candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defende reestabelecer uma política para valorizar o salário mínimo para recuperar o “poder de compra de trabalhadores, trabalhadoras, e dos beneficiários e beneficiárias de políticas previdenciárias e assistenciais”.
Fonte: G1
Por fim, para mais detalhes, continue acompanhando nosso portal.