Deseja aumentar seu salário mas não sabe como pedir aumento? Esse artigo é especial para você. Solicitar um aumento pode ser uma tarefa desafiadora para alguns, mas sabendo o que seu chefe e o RH quer ouvir, requerer o aumento pode ser tornar uma tarefa simples. Assim, confira abaixo como pedir aumento.
Como pedir aumento?
Você sabe como pedir aumento? Todos os profissionais, após longos períodos de trabalho (anos de prestação de serviço), se encontrarão em uma situação em que precisam solicitar a alteração salarial.
No entanto, esta situação pode ser muito embaraçosa se o indivíduo não estiver devidamente preparado e o pedido de aumento se revelar completamente errado. Assim, é importante conhecer o que o RH quer ouvir do empregado.
Por isso, é importante que os profissionais avaliem como e como contribuíram positivamente para a empresa. Só depois da análise é que você vai resolver o argumento para alterar o seu salário.
Os profissionais devem ter em mente vários argumentos para saber como pedir aumento. Portanto, confira algumas dicas de como passar por esse momento sem torná-lo traumático.
É importante lembrar que negociar um aumento salarial é um direito de todo empregado. Assim, o diferencial está na preparação do contratado na hora de solicita o aumento. Veja lista de como pedir aumento.
1. Evite ameaças ou chantagens
Uma tática usada para pedir um aumento é evitar qualquer tipo de chantagem, como desligamento da empresa, pedido de demissão ou quaisquer outros meios que soem como chantagem ou ameaça.
Assim, retire a frase “se não eu pedirei demissão” para “recebi uma proposta de outra empresa, mas gostaria de considerar ficar aqui”. Dessa forma, a solicitação soa melhor ao empregador do que a chantagem.
Lembre-se que em casos de ameaças e chantagens, o empregado estará abrindo portas para uma futura demissão por comportamento inapropriado dentro da empresa, sendo demitido por justa causa e perdendo direitos trabalhistas.
Confira mais informações sobre os salários de 2023.
2. Menção de fatores subjetivos
Ao pedir um aumento, é importante ter um argumento forte e objetivo. Assim, algumas das razões pelas quais você precisa de mais dinheiro são irrelevantes para seus diretores e gerentes.
Por exemplo, algumas pessoas usam o nascimento de um filho como desculpa para pedir um aumento ou despesas adicionais. Para se valorizar, sempre coloque seu trabalho em primeiro lugar quando for promovido.
3. Qual é o valor do seu trabalho?
Ao determinar que você irá solicitar aumento na verba salarial, analise quanto o mercado de trabalho paga a profissionais que fazem o mesmo trabalho que você. Assim, você poderá trabalhar sua propostas com valores de mercado atuais.
Além disso, é importante avaliar o quanto você é pago de forma justa pelo trabalho que realiza e se seu desempenho está acima das expectativas para seu cargo na empresa.
Assim, domine não somente o que você faz, mas como o mercado de trabalho enxerga trabalhadores como você. Além do mais, caso entenda que você pode se profissionalizar, escolha realizar cursos antes de pedir o aumento.
4. Negociações são bem vindas
Como qualquer solicitação feita ao RH, o empregado deverá estar preparado para sua negativa. No entanto, as vezes o pedido não será negado mas passará pela etapa de negociação.
Assim, esteja preparado para negociar, sem abrir mão de seus direitos, mas entendendo o lado do empregador. Portanto, a negociação garante a satisfação de ambos os lados.
Fique de olho nos prazos solicitados pelo empregador. Além disso, verifique em seu currículo se você possui formação para desempenhar outras atividades que agregam na empresa também.
Confira movimentações do Governo Federal sobre aumento salarial (link).