Aposentadoria Especial para Enfermeiro 2023: CLT e Autônomo

A aposentadoria especial para enfermeiro 2023 tem regras próprias. Por isso, trouxemos informações sobre CLT e autônomos, além de dicas para solicitar o benefício. Quer saber detalhes sobre a aposentadoria especial para enfermeiro 2023? Continue acompanhando o texto abaixo.

publicidade
Aposentadoria especial para enfermeiro 2023
Aposentadoria especial para enfermeiro 2023

Foi aprovada a aposentadoria especial para enfermeiro 2023?

Os enfermeiros estão inclusos no grupo de profissionais que trabalham em ambientes insalubres. Já que são expostos a agentes biológicos como vírus, bactérias, além de agentes químicos.

publicidade

Com isso, tem direito a aposentadoria especial. É importante lembrar que houveram algumas mudanças no que se refere a Reforma da Previdência.

Antes da lei, o benefício não exigia idade mínima, no cálculo referente ao salário era feita a média salarial de 100% do salário do enfermeiro e o tempo de contribuição mínimo era equivalente a 25 anos.

✓ Veja também:

publicidade
Imagem: Pexels

Outra mudança sobre aposentadoria e no que se refere ao fator previdenciário,  este auxiliava os funcionários a se aposentar mais cedo.

Com a Reforma da Previdência, documento que eu fui aprovado em 2019, foi estabelecido o tempo de contribuição a depender do nível de exposição aos agentes nocivos podem ser separados entre alto risco, risco moderado e baixo risco.

publicidade

Veja a seguir mais informações sobre a aposentadoria especial para enfermeiro 2023.


Quantos anos se aposenta um enfermeiro?

Como mencionado acima, o tempo de contribuição varia a depender do grau de exposição do profissional. O enfermeiro de alto risco deve contribuir 15 anos com a Previdência Social, médio risco deve contribuir 58 anos e baixo risco 25 anos.

Contudo é importante pontuar que o fator idade também é levado em conta. Os profissionais que vão se aposentar por alto risco devem ter 55 anos de idade, risco moderado 58 anos de idade e baixo risco 60 anos de idade.

publicidade
Imagem: Pexels

A forma com que é calculado o benefício também sofreu alteração. Antes a média acontecia levando em conta o salário integral do trabalhador.

✓ Saiba também:

publicidade

Com a mudança o percentual que é levado em conta é 60% , ou seja, é aplicada a regra dos 60% do valor do benefício acrescido com 2% para cada ano que exceder o limite de contribuição para cada nível. Confira mais informações abaixo.


Quem trabalha na área de saúde tem direito a aposentadoria especial?

Profissionais da área de saúde têm direito a aposentadoria especial. Já que lidam com agentes químicos físicos e biológicos.

Vale lembrar que muitas vezes o INSS dificulta a burocratização porém a justiça federal tem cinco errado para que os profissionais recebam o benefício que merece.

publicidade

Como funciona a aposentadoria especial para enfermeiro 2023?

Além dos pontos citados anteriormente, após a reforma da Previdência houve o estabelecimento das chamadas regras de transição.

As regras de transição são estabelecidas para que as pessoas que vão se aposentar após a reforma não sofra grandes alterações. De acordo com as novas regras, o enfermeiro que deseja se aposentar após a lei deve completar 25 anos de contribuição e pontuar um total de 86 pontos.

Imagem: Pexels
publicidade

Sendo assim, a regra de transição estabelece a soma do tempo de contribuição mais a idade. O valor é transformado em pontos. As pessoas que se sentiram prejudicados após a Reforma podem realizar a revisão da aposentadoria.

Vale lembrar que quase 100% dos casos é necessário recorrer a revisão judicial para que haja uma análise do valor do benefício e a categoria seja considerada como um grupo incluso nos trabalhadores de atividades especiais. 

Para realizar a solicitação, basta digitar agência do INSS portando o Laudo Técnico de Condições Ambientais do Trabalho – LTCAT além da carteira de trabalho.

publicidade

Profissionais autônomos que trabalham em Home Office também precisam comprovar a situação de insalubridade levando em conta a condição do paciente. Para mais detalhes, continue acompanhando o nosso portal.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

MAIS LIDAS

Lígia Arruda
Formada em Ciências Contábeis, Lígia Arruda é especialista em assuntos relacionados a impostos, benefícios e o sistema financeiro no Brasil. Escreve para portais online desde 2018 e está sempre de olho em tudo o que envolve o pagamento de benefícios e auxílios, afim de auxiliar os cidadãos brasileiros.