Qual foi o Aumento do Salário Mínimo?

Desde o final de 2022 e com o aumento da taxa inflacionária, os brasileiros já estavam preparados para o aumento salário 2023. No entanto, você sabe quais foram as taxas consideradas para realização desse aumento? Veja tudo o que você precisa saber sobre o aumento salário 2023.

publicidade
Aumento salário 2023.
Fonte: Reprodução/Freepik.

Histórico de aumentos no Brasil

Foi o presidente Getulio Vargas quem introduziu o salário mínimo por meio de uma lei que entrou em vigor em 1º de maio de 1940 (não por acaso Dia do Trabalho).

publicidade

Assim, o valor mínimo salarial pago pelos donos de fábricas e empresários passou por várias mudanças ao longo da história. Utopicamente, o salário deveria ser responsável por garantir acessos aos setores básicos essenciais à todos os brasileiros.

Aumento salário 2023.
Fonte: Reprodução/Freepik.

Dentre esses, destacamos o direito à moradia, saneamento básico, vestuário, transporte, lazer, educação, higiene e outras áreas que fazem parte dos direitos fundamentais e sociais dos brasileiros.

publicidade

Considerando a busca pela qualidade de vida dos brasileiros, o salário mínimo foi criado para igualar os salários percebidos por homens e mulheres que, à época, recebiam menos do que a faixa salarial masculina.

Cada aumento é pensado para cobrir a inflação e aumentar o poder de compra do brasileiro. Assim, o salário também deve acompanhar as movimentações de mercado.


Alterações salariais

A política de fixação de salários mínimos continua a mesma: busca pela cobertura máxima dos valores inflacionários brasileiros. Assim, nota-se que os salários ao longo das épocas não foram suficientes para cobrir as despesas básicas.

publicidade

Ou seja, não basta apenas cobrir os valores inflacionários, mas deve ser suficiente para garantir uma vida digna aos brasileiros, da forma como prevê a legislação brasileira.

Segundo o Departamento de Estatística e Estudos Socioeconômicos da União (DIEESE), o salário mínimo lá em 2016 deveria ser de R$ 3.736. Para quem não se recorda, à época, o salário mínimo era de R$ 880.

Aumento salário 2023.
Fonte: Ministério da Economia.
publicidade

Assim, nota-se que o histórico do salário mínimo é uma constante luta do Governo Federal em garantir o acesso mínimo aos brasileiros, sem que gere gastos excessivos aos empregadores e à União.

Por isso, salário mínimo significaria um aumento do poder de compra de grande parte da população. A inflação influencia diretamente nesse aumento e, por esta razão, vemos aumentos anuais na média salarial.

Aumento do salário mínimo 2023

O salário mínimo sofre aumentos desde 1994. Não é novidade para os brasileiros. Para o Ministério da Economia, as alterações desde a primeira mudança representam um aumento respectivo de 124%.

publicidade

Essa alteração inclui fatores macroeconômicos favoráveis, como a estabilização econômica após o Plano Real e os grandes momentos econômicos dos anos 2000.

Assim, além da política agressiva de aumento do salário mínimo implementada pelo governo brasileiro nesse período, as oscilações econômicas também fizeram parte desse cenário.

Desde 2004, os sindicatos trabalham para pressionar o governo na autorização de aumentos significativos do salário mínimo e criar regras de longo prazo. Isso resultou em reajustes de 15% em 2005 e 16% em 2006 (mesmo com inflação relativamente baixa).

publicidade
Aumento salário 2023.
Fonte: Reprodução/Freepik.

Os sindicatos e o governo pactuaram novas regras acerca dos aumentos do salário mínimo. O aumento salarial não pode deixar de considerar a inflação do ano base mais o resultado do PIB (Produto Interno Bruto).

Para 2023, o aumento do salário mínimo apresentou um aumento de 7.5%, acompanhando a marca de 5% do valor inflacionário. Ou seja, o aumento do salário deve acompanhar a inflação mas não ser igual a ela.

publicidade

Assim, conforme a legislação, o aumento mínimo para 2023 deve acompanhar, pelo menos, 5% de margem, mas o Governo Federal possui a prerrogativa de aumentar o valor, caso seja possível, economicamente.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

MAIS LIDAS

Lígia Arruda
Formada em Ciências Contábeis, Lígia Arruda é especialista em assuntos relacionados a impostos, benefícios e o sistema financeiro no Brasil. Escreve para portais online desde 2018 e está sempre de olho em tudo o que envolve o pagamento de benefícios e auxílios, afim de auxiliar os cidadãos brasileiros.