Consultar PIS/Pasep 2023 pelo CPF: Passo a Passo (Extrato e Valor)

Se você tem dúvida de como consultar PIS/Pasep 2023 pelo CPF trouxemos este texto para melhor te informar. Veja a seguir informações sobre o extrato do abono salarial, valores e a melhor forma para consultar PIS/Pasep 2023 pelo CPF.

publicidade
Consultar PIS/Pasep 2023 pelo CPF
Consultar PIS/Pasep 2023 pelo CPF

Consultar PIS/Pasep 2023

O abono salarial mais conhecido como PIS/Pasep é um valor destinado aos trabalhadores que cumprirem os requisitos estabelecidos pelos órgãos pagantes. Vale lembrar que o valor varia a depender do tempo em que o trabalhador esteve vinculado a área laboral.

publicidade

Entretanto, o valor do abono salarial pago tem a ver com o período trabalhado muliplicado por 1/12 do salário mínimo em vigor.

O abono pago segue um calendário determinado por cada fonte pagadora. Veja mais informações sobre o assunto e saiba como consultar PIS/Pasep 2023 pelo CPF.

✓ Veja também:

publicidade

Qual a diferença entre PIS/Pasep 2023?

Apesar de ambos serem chamados de abono salarial, vale lembrar que tem algumas diferenças entre eles. O PIS é pago aos trabalhadores privados e tem a Caixa Econômica como responsável. Por meio dos aplicativos e ferramentas do banco, o trabalhador pode ter acesso aos valores e aos extratos do abono salarial.

A Caixa disponibiliza do aplicativo Caixa Tem, aplicativo Caixa Trabalhador e um número para mais esclarecimentos:

  • 0800 726 0207
publicidade

Já o Pasep é de responsabilidade do Banco do Brasil e por meio do site o trabalhador pode consultar o Pasep além de saber sobre datas. Este abono salarial é pago aos funcionários públicos. Veja a seguir quem tem direito a receber o abono salarial.

Imagem: Portal BB

Quem tem direito a receber o PIS/Pasep?

Para receber o abono salarial, tanto o PIS quanto o PASEP, é preciso cumprir alguns requisitos. Veja os pontos a seguir:

publicidade
  • Inicialmente, é preciso estar cadastrado no PIS/Pasep pelo prazo mínimo de cinco anos
  • Recebido remuneração de até 2 salários mínimos
  • Ter tido vínculo laboral pelo prazo mínimo de 30 dias
  • Ter o cadastro inserido no RAIS – Relação Anual de Informações Sociais

Saiba mais detalhes sobre o abono salarial, veja como ter acesso ao valor e como consultar PIS/Pasep 2023 pelo CPF.

Imagem: Agência Brasil
publicidade

Como consultar PIS/Pasep 2023 pelo CPF?

A consulta pode ser realizada nos aplicativos e portais informados acima. Entretanto, uma outra ferramenta informa os dados do PIS. O portal Meu INSS faz o procedimento seguindo o passo a passo abaixo:

Imagem: Portal Meu INSS
publicidade
  • Fazer o cadastro
  • Inserir os dados e entrar no sistema

Por meio dos aplicativo da Caixa é possível identificar valores e extratos do abono salarial. Para realizar o acesso e ter esclarecimentos sobre o Pasep através do telefone e dos aplicativos.

Por meio do telefone eé possível realizar a consulta ligando para o 135 e depois clicar na opção 5. O Banco do Brasil pode informar os dados mediante o passo a passo:

publicidade
Imagem: Portal BB
  • Vá para Pasep
publicidade

Ou por meio do telefone da Centra de Atendimento:

  • 4004 0001 ou 0800 729 0001.

O aplicativo Meu INSS também esclarece dúvidas e disponibiliza do extrato do abono salarial. Os valores também podem ser consultados por essa plataforma.

São inscritos no Pasep os servidores públicos federais, estaduais e municipais e os empregados de empresas públicas e sociedades de economia mista, independentemente do regime jurídico ao qual se subordina a relação de trabalho (regime jurídico único, CLT ou regidos por legislação própria).

Para mais detalhes sobre como consultar PIS/Pasep 2023 pelo CPF, continue acompanhando este portal.

publicidade

✓ Veja mais informaçãos importantes:

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 2.8 / 5. Número de votos: 12

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

MAIS LIDAS

Lígia Arruda
Formada em Ciências Contábeis, Lígia Arruda é especialista em assuntos relacionados a impostos, benefícios e o sistema financeiro no Brasil. Escreve para portais online desde 2018 e está sempre de olho em tudo o que envolve o pagamento de benefícios e auxílios, afim de auxiliar os cidadãos brasileiros.