Salário do Jovem Aprendiz em 2023: Valor, Benefícios e Como Calcular

O salário do Jovem Aprendiz em 2023 é um dos assuntos mais procurados. Por conta disso, separamos informações sobre valores, benefícios, vantagens e carga horária. Além disso, saiba como calcular o salário do Jovem Aprendiz em 2023 a seguir. Confira.

publicidade
Salário do Jovem Aprendiz em 2023
Salário do Jovem Aprendiz em 2023

Como funciona o Jovem Aprendiz?

O Jovem Aprendiz é um programa que tem a principal função preparar as pessoas entre 14 e 24 anos para o mercado de trabalho. O foco inicial é facilitar o ingresso através do primeiro emprego e diminuir os índices de pobreza no país. Além disso, o programa contribui para reduzir o percentual de criminalidade.

publicidade

Além da faixa etária outras regras são levadas em consideração para realizar o cadastro. O formulário pode ser preenchido diretamente nos portais das empresas ou no site do CIEE e Trabalha Brasil, por exemplo, que oferece informações sobre as vagas e o candidato pode realizar uma busca por área e faixa salarial.

✓ Veja também:

publicidade

O projeto do Jovem Aprendiz funciona por etapas, o que significa que é dividido por fases. Inicialmente, o aprendiz vai ter contato com a empresa, com a área pela qual vai seguir, sendo submetido a aulas e cursos. 

Em seguida, chega a fase da prática. Nesse caso, o Menor Aprendiz vai trabalhar exercendo a função aprendida no curso. Pontualidade, disciplina e desenvoltura são levados em consideração no programa.

Imagem: Portal Jovem Aprendiz
publicidade

Além disso, o aluno precisa estar matriculado em uma unidade escolar a fim de evitar a evasão educacional. Saiba mais detalhes sobre o salário do Jovem Aprendiz em 2023.


Quem tem direito ao ingresso no programa de aprendizagem?

Inicialmente, a faixa etária é o fator mais importante. Em seguida, o aluno precisa estar devidamente matriculado e frequentando a escola.

A busca das vagas de aprendiz pode ser feita de forma rápida. Entretanto, ter o cadastro inserido nos portais do CIEE, IEL e Trabalha Brasil facilita ainda mais o encontro entre empregador e aprendiz.

publicidade
Imagem: Jovem Aprendiz

Por meio dos sites explicitados acima, o sistema faz uma análise entre o perfil do aprendiz e o que a empresa procura naquele momento. Vale lembrar que as empresas devem separar um percentual para as vagas de Jovem Aprendiz.

Os índices variam a depender do tamanho da empresa. Continue acompanhando e saiba o valor do salário do Jovem Aprendiz em 2023.

publicidade

Salário e benefícios do Jovem Aprendiz em 2023

Entre os principais benefícios do Jovem Aprendiz é ter um emprego formal. Regido pela CLT, o Jovem Aprendiz recebe 13º salário, férias, FGTS e ainda contribui com a previdência.

O prazo máximo de contrato é por 2 anos, exceto deficientes. Importante mencionar que o grande sonho dos iniciantes é serem efetivados na empresa, eis a necessidade de ser atento no programa junto à empresa para conseguir uma vaga fixa.

Imagem: Portal da Aprendizagem
publicidade

Algumas empresas ainda oferecem refeição ou vale alimentação. Vale transporte também é uma realidade, porém, é liberado apenas em alguns locais. Veja como realizar o cálculo do salário do Jovem Aprendiz em 2023.


Valor do salário do Jovem Aprendiz em 2023

O valor do salário de aprendiz depende da carga horária. Sabe-se que a jornada não pode ultrapassar as 6 horas por dia. O Jovem Aprendiz não pode exercer atividades noturnas. Dentre a carga horária mais comum está de 20 horas semanais.

Para saber como realizar o cálculo do salário do Jovem Aprendiz em 2023 é necessário inicialmente saber qual o valor da hora de trabalho. Atualmente o valor é R$:5,50.

publicidade

O segundo passo é multiplicar este valor pelas horas trabalhadas. Você pode contar as horas trabalhadas em um mês e multiplicar pelo salário. 

Também é possível dividir por semanas antes de realizar o processo descrito. Para mais detalhes sobre o salário de Menor Aprendiz, continue acompanhando este portal.

✓ Veja mais informações sobre os seus saques:

publicidade

 

Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

Salário do Jovem Aprendiz em 2023: Valor, Benefícios e Como Calcular

Lígia Arruda
Formada em Ciências Contábeis, Lígia Arruda é especialista em assuntos relacionados a impostos, benefícios e o sistema financeiro no Brasil. Escreve para portais online desde 2018 e está sempre de olho em tudo o que envolve o pagamento de benefícios e auxílios, afim de auxiliar os cidadãos brasileiros.