O salário do Jovem Aprendiz em 2023 é um dos assuntos mais procurados. Por conta disso, separamos informações sobre valores, benefícios, vantagens e carga horária. Além disso, saiba como calcular o salário do Jovem Aprendiz em 2023 a seguir. Confira.
Como funciona o Jovem Aprendiz?
O Jovem Aprendiz é um programa que tem a principal função preparar as pessoas entre 14 e 24 anos para o mercado de trabalho. O foco inicial é facilitar o ingresso através do primeiro emprego e diminuir os índices de pobreza no país. Além disso, o programa contribui para reduzir o percentual de criminalidade.
Além da faixa etária outras regras são levadas em consideração para realizar o cadastro. O formulário pode ser preenchido diretamente nos portais das empresas ou no site do CIEE e Trabalha Brasil, por exemplo, que oferece informações sobre as vagas e o candidato pode realizar uma busca por área e faixa salarial.
✓ Veja também:
O projeto do Jovem Aprendiz funciona por etapas, o que significa que é dividido por fases. Inicialmente, o aprendiz vai ter contato com a empresa, com a área pela qual vai seguir, sendo submetido a aulas e cursos.
Em seguida, chega a fase da prática. Nesse caso, o Menor Aprendiz vai trabalhar exercendo a função aprendida no curso. Pontualidade, disciplina e desenvoltura são levados em consideração no programa.
Além disso, o aluno precisa estar matriculado em uma unidade escolar a fim de evitar a evasão educacional. Saiba mais detalhes sobre o salário do Jovem Aprendiz em 2023.
Quem tem direito ao ingresso no programa de aprendizagem?
Inicialmente, a faixa etária é o fator mais importante. Em seguida, o aluno precisa estar devidamente matriculado e frequentando a escola.
A busca das vagas de aprendiz pode ser feita de forma rápida. Entretanto, ter o cadastro inserido nos portais do CIEE, IEL e Trabalha Brasil facilita ainda mais o encontro entre empregador e aprendiz.
Por meio dos sites explicitados acima, o sistema faz uma análise entre o perfil do aprendiz e o que a empresa procura naquele momento. Vale lembrar que as empresas devem separar um percentual para as vagas de Jovem Aprendiz.
Os índices variam a depender do tamanho da empresa. Continue acompanhando e saiba o valor do salário do Jovem Aprendiz em 2023.
Salário e benefícios do Jovem Aprendiz em 2023
Entre os principais benefícios do Jovem Aprendiz é ter um emprego formal. Regido pela CLT, o Jovem Aprendiz recebe 13º salário, férias, FGTS e ainda contribui com a previdência.
O prazo máximo de contrato é por 2 anos, exceto deficientes. Importante mencionar que o grande sonho dos iniciantes é serem efetivados na empresa, eis a necessidade de ser atento no programa junto à empresa para conseguir uma vaga fixa.
Algumas empresas ainda oferecem refeição ou vale alimentação. Vale transporte também é uma realidade, porém, é liberado apenas em alguns locais. Veja como realizar o cálculo do salário do Jovem Aprendiz em 2023.
Valor do salário do Jovem Aprendiz em 2023
O valor do salário de aprendiz depende da carga horária. Sabe-se que a jornada não pode ultrapassar as 6 horas por dia. O Jovem Aprendiz não pode exercer atividades noturnas. Dentre a carga horária mais comum está de 20 horas semanais.
Para saber como realizar o cálculo do salário do Jovem Aprendiz em 2023 é necessário inicialmente saber qual o valor da hora de trabalho. Atualmente o valor é R$:5,50.
O segundo passo é multiplicar este valor pelas horas trabalhadas. Você pode contar as horas trabalhadas em um mês e multiplicar pelo salário.
Também é possível dividir por semanas antes de realizar o processo descrito. Para mais detalhes sobre o salário de Menor Aprendiz, continue acompanhando este portal.
✓ Veja mais informações sobre os seus saques: