O que é descontado do salário? Você sabia que os salários recebidos passam por um filtro? Esse filtro está relacionado aos valores que são descontados até chegar ao valor final, oficialmente recebido. Portanto, veja abaixo a lista e saiba o que é descontado do salário e não sofra nenhum desconto indesejado.
Cálculo salarial
O cálculo do salário precisa de muita atenção, pois preciso conhecer a quantidade de dias úteis trabalhados, se houver atraso, somar horas extras, descontar as contribuições obrigatórias e outras ações que afetem a correção dos resultados.
Para iniciar o cálculo, o primeiro passo é conhecer qual o valor do salário bruto. Portanto, o valor decorre do total arrecadado com o empregador. Assim, é o valor absoluto sem qualquer desconto.
Este valor é definido no momento do arrendamento. Após o cálculo, o próximo passo é introduzir ao salário as reduções obrigatórias e identificar eventuais oscilações.
Dentre essas reduções, separamos uma lista com os principais:
- Redução de Jornada;
- 13º salário;
- Horas extras;
- Adicionais noturnos.
Após deduzir os itens mencionados acima, o passo seguinte é determinar quais serão os benefícios que o trabalhador deverá receber. Assim, além dos descontos, os aumentos também devem ser acrescentados.
Quando o salário bruto se torna líquido?
O salário bruto, também conhecido como salário base, é o salário acordado em contrato com o trabalhador e pago mensalmente, excluindo-se todos os descontos obrigatórios como o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
Assim, além disso, é necessário descontar do valor acordado com o empregador, os descontos considerados como não obrigatórios, pois decorrem da concordância do empregado.
O salário líquido é a soma do salário do trabalhador menos todas as deduções salariais, mencionadas no salário bruto (acima). Assim, o salário bruto se torna líquido após todas as deduções.
O que é descontado do salário?
- Contribuição sindical: Este desconto é concedido apenas uma vez por ano e destina-se a financiar o trabalho do sindicato de forma a defender os direitos dos profissionais a ele associados. Assim, deve-se ter em mente que esta dedução ficará a critério do trabalhador caso sejam aprovadas as reformas do mercado de trabalho.
- Vencimentos: Os trabalhadores podem requerer aos seus superiores o adiantamento de vencimentos e o pagamento antecipado de parte do seu vencimento. Portanto, o empregador está desobrigado a realizar. Assim, se o fizer, desconta-se do próximo contracheque. Não há regras específicas sobre o assunto, as obrigações são apenas especificadas nos acordos coletivos.
Assim, outras contribuições poderão estar presentes no contracheque, na folha de pagamento e etc. Portanto, fique atento às recomendações e descontos previstos no contrato de trabalho.