Dentre as muitas carreiras que é possível seguir na área da saúde, uma interessante, mas pouco reconhecida é a radiologia, que tem muitas oportunidades de emprego, mas será que a remuneração é boa? Veja aqui qual o salário de radiologista e tudo que precisa saber desta profissão.
O que faz um radiologista?
Profissionais da radiologia atuam na área de diagnóstico por imagem, tanto na operação de equipamentos e orientando os pacientes para garantir a segurança durante o exame, quanto manipular, analisar e fornecer os resultados dos exames.
Esses profissionais podem trabalhar com Raio X, Mamografia, Radiologia Odontológica, Tomografia Computadorizada, Ressonância Magnética, Medicina Nuclear, Densitometria óssea e até Radiologia Industrial.
Para atuar como radiologista, não é necessário ter formação em medicina, apenas cursar um técnico na área, apesar de que também existe a função de médico radiologista, formados em medicina que fazem especialização em radiologia.
Enquanto os radiologistas realizam os procedimentos relacionados aos exames, o médico radiologista realiza o diagnóstico, intervenções médicas e tratamentos baseados em radiologia.
É importante que os interessados em se tornar um radiologista saibam que para exercer a profissão, além de fazer o curso de radiologia e o estágio obrigatório, é preciso também providenciar seu registro profissional com o Conselho Regional de Técnicos em Radiologia (Conter) de sua região.
Onde o radiologista pode trabalhar?
O radiologista tem um grande campo de atuação, com oportunidades de emprego em hospitais, clínicas, unidades de pronto-socorro, unidades básicas de saúde, laboratórios, centros de diagnóstico por imagem, centros de radiologia geral e radiologia odontológica.
Inclusive, os profissionais da radiologia têm oportunidades de trabalho na área da saúde, tanto na área privada, quanto na pública.
Além de atuar com saúde, esses profissionais podem trabalhar operando aparelhos de Raio-X para detecção de armas, drogas e outras substâncias em locais como órgãos públicos, aeroportos e aduanas.
O radiologista também tem tido oportunidades de emprego na indústria de alimentos e petrolífera, onde atua com radiologia industrial, além da indústria fabricante de equipamento e insumos voltados a área de diagnóstico por imagem.
Salário de radiologista
A profissão de radiologia é regulamentada pela Lei nº 7394, de 1985, que estabeleceu que os profissionais que atuam como técnicos em radiologia, deveriam ter uma remuneração mínima equivalente a dois salários mínimos e um adicional de insalubridade de mais 40%.
No entanto, desde 2011, os sindicatos representantes destes profissionais têm estabelecido valores para o piso salarial do radiologista, a partir de acordos e convenções coletivas, desvinculando o cálculo do que foi anteriormente estabelecido, com aprovação do Supremo Tribunal Federal (STF).
Os valores do piso salarial da categoria são bastante variáveis, tendo em vista que são estabelecidos em convenções coletivas realizadas pelos sindicatos de cada região, mas, segundo o Conter, atualmente a remuneração mínima do radiologista no Brasil vai de R$ 2.129 a R$ 6.995.
Nem todo país tem piso salarial
É importante que os interessados na profissão analisem a situação dos profissionais de sua região antes de se dedicar a uma formação na área, esperando por um bom salário, pois o piso salarial do técnico em radiologia, não é fixado em todo país, conforme a Conter relata:
“Ainda existem profissionais no setor público e no setor privado, principalmente no interior do país, que não possuem representação sindical ativa e, portanto, acabam ficando sem a garantia de reajuste da remuneração”.
Fonte: Conter
Segundo o órgão, essa falta de sindicatos acaba resultando em uma maior variação salarial dos profissionais radiologistas, prejudicados com ofertas de remuneração bem abaixo do que deveriam ganhar.