A aposentadoria por tempo de contribuição 2023 tem sido um dos temas mais buscados com frequência entre os trabalhadores. Por conta disso, separamos informações sobre como solicitar o benefício, assim como prazo e valores da aposentadoria por tempo de contribuição 2023.
Qual a idade mínima para se aposentar por tempo de contribuição?
A aposentadoria por tempo de contribuição segue a regra de transição, já que o fator idade também é levado em conta nessa modalidade de benefício. Sendo assim, existem quatro categorias inseridas no tempo de contribuição:
- Por pontos;
- Idade mínima;
- Pedágio 50%;
- Pedágio integral.
A primeira categoria exige que a pontuação máxima seja 100 pontos para mulheres e 105 pontos para homem. Além disso, é preciso que haja 30 anos de contribuição para mulheres e 35 para homens, exceto professores. Os professores têm a chamada aposentadoria especial.
✓ Veja também:
Neste caso, você também pode dar entrada na aposentadoria após uma contribuição de 25 anos para mulheres e 30 para homens.
Além disso, a idade mínima para aposentadoria é 62 anos para mulheres e 65 para homens, lembrando que é necessário seguir o tempo necessário de contribuição junto ao INSS.
O pedágio de 50% é para aquelas pessoas que faltam dois anos para completar o tempo de contribuição, antes da Reforma da Previdência. Sendo assim, será necessário pagar metade do tempo e o futuro aposentado deve contribuir com um ano junto ao INSS.
Já o pedágio integral é para pessoas que não alcançaram a idade mínima, mas tem uma diferença mínima de alcançar o tempo de contribuição.
Sendo assim, se antes da Reforma faltava 2 anos para aposentar, será necessário 4 anos de contribuição. Veja mais detalhes e saiba tudo sobre a aposentadoria por tempo de contribuição 2023.
Quem pode se aposentar com 25 anos de contribuição?
Geralmente esse é o modelo mais escolhido pelos profissionais de magistério. Contudo, é importante salientar que essa forma de aposentadoria é conhecida como proporcional. Para isso, as mulheres precisam ter idade mínima de 48 anos e os homens 53 anos de idade.
Entretanto, já que a categoria foge da faixa etária mínima exigida, os futuros aposentados precisam pagar a taxa de pedágio para conseguir a aposentadoria por tempo de contribuição 2023.
Quem tem direito a aposentadoria por tempo de contribuição 2023?
Todos os trabalhadores que se adequarem às regras acima descritas podem fazer a solicitação dessa modalidade de aposentadoria.
✓ Veja os tópicos de maios destaque do site:
O valor do benefício para a regra de transição por pontos e por idade mínima será de 60% da média de todos os salários de contribuição existentes desde 07/1994, com acréscimo de 2% para cada ano que exceder o tempo de 15 anos de contribuição para mulheres e 20 anos para homens.
Já para a regra de transição de 50%, o valor do benefício será a média de todas as contribuições existentes desde 07/1994, multiplicada pelo fator previdenciário (média das contribuições x fator previdenciário).
Na regra dos 100%, o valor recebido será de 100% do salário de benefício (média de todos os salários de contribuição existentes desde 07/1994).
Veja mais informações sobre a simulação da aposentadoria por contribuição e saiba quanto vai receber.
Como simular a aposentadoria por tempo de contribuição?
O portal Meu INSS disponibiliza a plataforma para que seja feita a simulação. Nessa ferramenta, o internauta insere o tempo de contribuição e o ano pelo qual deseja se aposentar.
Dados pessoais são necessários no momento do acesso. Como o atendimento é imediato, o sistema informa qual o valor disponibilizado e o percentual de contribuição.
Para acessar o sistema clique aqui ou ligue para o telefone 135. Para mais detalhes sobre a aposentadoria por tempo de contribuição 2023, continue acompanhando nosso portal.