Aposentadoria por Pontos 2023: Solicitar, Prazos, Valores e Regras

A aposentadoria por pontos 2023 ainda é um assunto que causa muitas dúvidas entre os brasileiros. Em razão disso, separamos informações sobre prazos, valores, regras e como dar entrada na aposentadoria por pontos 2023. Veja mais detalhes abaixo.

publicidade
Aposentadoria por pontos 2023
Aposentadoria por pontos 2023

Quem tem direito a aposentadoria por pontos?

Apesar de existirem ainda muitos questionamentos que envolvem esse tipo de aposentadoria, essa modalidade ainda é considerada uma das mais favoráveis aos beneficiários.

publicidade

Contudo, após a Reforma da Previdência houveram alguns fatores que foram modificados. Essa é uma modalidade que pode ser escolhida por todas as pessoas que desejam somar a idade com o tempo de contribuição.

✓ Veja também:

publicidade

Sendo que o limite é de 105 pontos para homem e de 100 pontos para mulheres.

É importante lembrar que os profissionais do magistério também podem escolher essa categoria como modelo especial, o que permite que os professores possam se aposentar com uma idade inferior às outras modalidades.

Veja mais detalhes e saiba como funciona as regras da aposentadoria por pontos 2023.

publicidade

Como funciona a regra de aposentadoria por pontos?

De forma resumida, cada ano contribuído é contado como um ponto de contribuição. Porém, é importante mencionar que mesmo que seja uma forma de facilitar a entrada da aposentadoria, essa modalidade também respeita a faixa etária mínima para o benefício.

Sendo, portanto, 65 anos para homens e 62 anos para mulheres, levando em conta a pontuação mínima, 96 para homens e 86 pontos para mulheres.

Caso o trabalhador atinja a quantidade de pontos para aposentar, mas não tenha a faixa etária permitida precisa entrar em uma espécie de pedágio de 50%.

publicidade
Imagem: Pixabay

O percentual é pago por mais contribuição trabalhista equivalente aos anos faltantes. Se por exemplo uma pessoa ainda precisar de 2 anos para fechar a idade mínima permitida, precisa trabalhar por 1 ano para conseguir dar entrada na aposentadoria.

Aposentadoria do professor

Os professores geralmente usam essa modalidade de aposentadoria e com isso se aposentam 5 anos a menos que as categorias em geral.

publicidade

A contribuição mínima é de 25 anos para mulheres e de 30 anos para homens. O quesito idade também deve ser levado em conta, as mulheres podem dar entrada na aposentadoria com 51 anos já os homens com 56.

✓ Veja os tópicos de mais destaque no site:

publicidade
Imagem: Pixabay

Os professores do ensino infantil, fundamental e médio da rede pública passam a se aposentar cumprindo as mesmas regras dos docentes de escolas privadas. Antes da mudança na lei, a aposentadoria de professores  que trabalhavam no ensino público era antes. 

Só existe uma regra que diferencia atualmente a aposentadoria de  professores da rede pública daqueles que atuam na rede privada: eles precisam ter 20 anos de serviço público e trabalhar no mínimo cinco anos no mesmo cargo para conseguir se aposentar de forma integral.  

Fonte: Blog Icatu seguros

Veja mais detalhes a seguir.

publicidade

Como dar entrada na aposentadoria por pontos 2023?

Para dar entrada no benefício não é necessário mais que o procedimento seja feito de forma presencial. Sendo assim, o pedido pode ser realizado através do portal Meu INSS ou por meio do telefone 135. Os documentos fundamentais para o pedido são:

  • RG;
  • CPF;
  • CNIS;
  • Carnês de contribuição;
  • Carteira de Trabalho.

Pelo portal, basta seguir o passo a passo abaixo:

publicidade
Imagem: Portal Meu INSS
  • Ir para benefícios;
  • Vá para aposentadoria;
  • Insira login e senha;
  • Faça a solicitação.

Por fim, se você ainda não tiver cadastro é necessário inserir alguns dados junto ao portal do Governo Federal.

publicidade

Para mais detalhes sobre a aposentadoria por pontos 2023, continue acompanhando este portal.

Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

Aposentadoria por Pontos 2023: Solicitar, Prazos, Valores e Regras

Lígia Arruda
Formada em Ciências Contábeis, Lígia Arruda é especialista em assuntos relacionados a impostos, benefícios e o sistema financeiro no Brasil. Escreve para portais online desde 2018 e está sempre de olho em tudo o que envolve o pagamento de benefícios e auxílios, afim de auxiliar os cidadãos brasileiros.