Aposentado pode Trabalhar? Regras para não Perder o Benefício

Muitas pessoas se perguntam: aposentado pode trabalhar? Por conta disso, separamos mais informações sobre o assunto, regras para não perder o benefício e em que condições pode conseguir uma renda extra. Aposentado pode trabalhar? Veja a seguir mais detalhes.

publicidade
Aposentado pode trabalhar?
Aposentado pode trabalhar?

Quais os direitos do aposentado que volta a trabalhar?

A aposentadoria do INSS é disponibilizada aos segurados que contribuíram com a Previdência e que cumpriram as regras referentes à solicitação do valor. Durante a aposentadoria, o trabalhador é afastado das atividades laborais.

publicidade

Entretanto, é crescente o número de aposentados que conseguem o benefício e voltam aos postos de trabalho. Entre os principais motivos para isso é devido a necessidade de complementação da renda.

✓ Veja também:

Cerca de 33% dos aposentados voltaram a trabalhar, sendo assim, têm direito a todos os benefícios previdenciários disponibilizados às pessoas que trabalham regularmente.

publicidade

Diante disso, FGTS, férias, 13º salário, hora extra e demais benefícios, todos estão incluídos na carteira de trabalho do aposentado. Posso trabalhar depois de aposentar? Veja mais detalhes abaixo


Como fica a situação do aposentado que permanece trabalhando na empresa?

O aposentado que continua trabalhando na mesma empresa pode sofrer redução de carga horária e salário. Neste caso, se isso acontecer, o empregador precisa inserir o nome desse funcionário para o recebimento do BEM – Benefício de Manutenção do Emprego e da Renda.

Contudo, aposentados que estão na ativa e escalonados para serem incluídos neste programa, a empresa ficará responsável pelo pagamento, ao contrário de outros critérios, quando é o Governo responsável pela ação.

publicidade
Imagem: Pexels

A redução pode variar entre 25% e 70%. É importante lembrar também o tipo de emprego.

Se o trabalhador foi aposentado por insalubridade, pode manter o emprego, contudo não pode ser realocado para a mesma área, já na aposentadoria comum, a empresa não precisa ter nenhum tipo de intervenção. 

publicidade

Afinal, o aposentado pode trabalhar?

O aposentado na ativa é comum e pode trabalhar. Entretanto, existem três condições em que o aposentado não pode estar na ativa. São eles:

  • Pessoas aposentadas por invalidez;
  • Segurado com aposentadoria especial;
  • Segurado servidor público estatutário.

A aposentadoria por invalidez pode ser negada se o trabalhador exercer atividades remuneratórias, já que a Previdência informa que a principal função do benefício é custear o segurado que não tem condições de trabalhar.

publicidade

✓ Veja mais informações sobre os benefícios:

Imagem: Pexels

Aposentados com aposentadoria especial não podem estar suscetíveis aos produtos contra à saúde. Existem algumas situações em que até é permitido continuar exercendo a mesma atividade, mas obrigatoriamente desde que não seja de forma permanente.

Essa situação existe porque a aposentadoria especial é concedida somente para os trabalhadores que trabalham expostos a atividades nocivas, assim, o usual é que quem recebe a aposentadoria especial diminua o ritmo do trabalho de modo a não expor mais a riscos.

Fonte: Jornal Contábil

publicidade

O servidor estatutário não tem direito de voltar aos postos de trabalho uma vez que já está aposentado.

Imagem: Pexels

Existem algumas situações em que até é permitido continuar exercendo a mesma atividade, mas obrigatoriamente desde que não seja de forma permanente.

Essa situação existe porque a aposentadoria especial é concedida somente para os trabalhadores que trabalham expostos a atividades nocivas, assim, o usual é que quem recebe a aposentadoria especial diminua o ritmo do trabalho de modo a não expor mais a riscos.

Dessa forma, fica autorizado que eles exerçam outros tipos de atividades laborais, como ser autônomo ou trabalhar em empresa privada. Eles ainda podem fazer um novo concurso para continuarem sendo funcionários públicos, porém para outro cargo.

Fonte: Quero meus direitos

publicidade

Para mais detalhes sobre aposentadoria e benefícios, continue acompanhando este portal.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

MAIS LIDAS

Lígia Arruda
Formada em Ciências Contábeis, Lígia Arruda é especialista em assuntos relacionados a impostos, benefícios e o sistema financeiro no Brasil. Escreve para portais online desde 2018 e está sempre de olho em tudo o que envolve o pagamento de benefícios e auxílios, afim de auxiliar os cidadãos brasileiros.