Como Calcular a Aposentadoria do INSS 2023? Regra Atualizada

Muitas pessoas buscam respostas para essa pergunta: Como calcular a aposentadoria do INSS 2023? Se esse for o seu questionamento, continue acompanhando mais detalhes, tenha acesso às regras atualizadas e saiba: Como calcular a aposentadoria do INSS 2023?

publicidade
Como calcular a aposentadoria do INSS 2023?
Como calcular a aposentadoria do INSS 2023?

Qual aposentadoria é mais vantajosa?

A aposentadoria é um dos benefícios do INSS. Entretanto, é importante lembrar que há variações, como diferentes modalidades e regras para ser inclusos e receber o valor mensal.

publicidade

Escolher qual o tipo de aposentadoria exige avaliar as condições a fim de não haver arrependimentos posteriores. Os principais pontos que precisam ser vistos são:

  • Idade;
  • Tempo de contribuição;
  • Condição de contribuição;
  • Sexo;
  • Espécies de aposentadoria.

Analisar as condições pré e pós Reforma também contribuem para uma melhor escolha. Por exemplo, se o segurado adquiriu benefícios consideráveis no período que antecede as modificações é mais válido que haja a aposentadoria por tempo de contribuição.

publicidade

✓ Veja também:

Imagem: Portal Uol
publicidade

Nesse caso, há grandes chances de ser disponibilizado o benefício de forma integral com faixa etária de 60 anos para mulher e 65 anos para homem.

Já a aposentadoria por idade é mais vantajosa para pessoas que não seguiram uma linearidade de contribuição levando em conta a regra do pedágio e de transição.

Vale lembrar que muitas das normas do pedágio foram extintas depois da Reforma, eis a necessidade de avaliar com atenção o que de fato é favorável.

publicidade

✓ Conheça também:


Como calcular o valor da aposentadoria por idade?

Antes da Reforma o cálculo era feito levando em conta a média salarial dos maiores salários, equivalente a um percentual de 80%. Com a chegada da nova lei alguns fatores foram modificados, inicialmente, o tempo de contribuição mínimo de 20 anos.

publicidade

Para homens a faixa etária mínima é de 65 anos, para mulher 62 anos e 15 anos de contribuição.

As pessoas que já contribuíram antes da Reforma e desejam se aposentar precisam analisar as Regras de Transição com as categorias próprias. Entretanto é importante pontuar que dificilmente as pessoas recebem a aposentadoria em um valor similar ao salário anterior. O percentual de cálculo é de:

  • 60% acrescido de 2% ao ano.
publicidade

Mediante o cálculo, os segurados que tendem a receber um valor próximo ao integral são pessoas acima de 40 anos de contribuição.

Já as regras para aposentadoria rural, por mais que fossem avaliadas mudanças, não sofreram alterações. Como se sabe, as pessoas do campo tendem a se aposentar com idade inferior aos trabalhadores urbanos. De acordo com a lista é:

  • 60 anos de idade para homens mais 15 anos de contribuição;
  • 55 anos de idade para mulheres, mais 15 anos de contribuição.
publicidade

Veja mais detalhes e responda: Como calcular a aposentadoria do INSS 2023?


Como calcular o valor final da aposentadoria?

Como mencionado, o valor da aposentadoria pode ser calculado observando as regras pós Reforma. As regras de transição, assim como fator previdenciário e direito adquirido são alguns pontos que influenciam no valor final e no tempo de contribuição de cada segurado.

Aposentadorias que não inserem o fator previdenciário no cálculo aplica-se um redutor que  é inserido em sua maioria para os segurados que começaram a contribuir antes da Reforma. O percentual é cálculo é:

publicidade
  • 60% + 2% para ano que ultrapassar o período de contribuição;
  • Mesmo cálculo acima se exceder 20 anos de contribuição : Fórmula para aposentadoria de servidor público.

Com todas as regras, o INSS estabeleceu o mínimo e o teto do benefício. Sendo assim, o valor mínimo é o salário mínimo do ano em vigor e o maior valor salarial atual corresponde a R $7087,22.

Imagem: Portal Câmara

Contribuições anteriores ao ano de 1994 não serão levadas em conta no momento do cálculo salarial. Sendo assim, uma dica é que o aposentado solicite a Revisão da Vida toda para que esses valores pendentes possam ser incluídos em um novo cálculo. 

publicidade

Como calcular a aposentadoria do INSS 2023?

Como o processo não é tão simples assim, o cálculo preferencialmente deve ser feito com um advogado. Contudo, o portal do INSS possibilita que o solicitante possa fazer a simulação do benefício.

Para isso, siga o passo a passo abaixo:

Imagem: Portal Meu INSS
publicidade
  • Faça o login na plataforma;
  • Clique em simular a aposentadoria;
  • Insira os dados pedidos, assim como anos de contribuição e afins;
  • Envie.

Para mais detalhes e respostas para a pergunta: como calcular a aposentadoria do INSS 2023? Continue acompanhando este portal.

Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

Como Calcular a Aposentadoria do INSS 2023? Regra Atualizada

publicidade
Lígia Arruda
Formada em Ciências Contábeis, Lígia Arruda é especialista em assuntos relacionados a impostos, benefícios e o sistema financeiro no Brasil. Escreve para portais online desde 2018 e está sempre de olho em tudo o que envolve o pagamento de benefícios e auxílios, afim de auxiliar os cidadãos brasileiros.