Valor da Aposentadoria INSS 2023: Descubra como Calcular

O valor da aposentadoria INSS 2023 é uma preocupação entre os brasileiros. Muitas vezes contratamos advogados para realizar o procedimento e não entendemos o que de fato está acontecendo. Por isso, separamos detalhes sobre como realizar o cálculo e qual o valor da aposentadoria INSS 2023.

publicidade
Valor da aposentadoria INSS 2023
Valor da aposentadoria INSS 2023

Qual é o valor da aposentadoria INSS 2023?

A média é a base para entender qual o valor da aposentadoria INSS. Contudo, é importante lembrar que os valores são diferentes e é fundamental analisar os anos de contribuição.

publicidade

Isso porque devido a Reforma da Previdência as regras mudaram e, consequentemente, o método de cálculo da aposentadoria.

Antes da Lei, a análise salarial era feita levando em consideração o percentual de 80% dos maiores salários e o descarte dos 20% valores salariais inferiores.

Imagem: Portal Câmara
publicidade

✓ Veja também:

Com a mudança, a média salarial entra em sua totalidade, não excluindo, portanto, os valores menores. A regra serve para benefícios após o ano de 1994.

publicidade

Matematicamente, a média é a soma dos valores e a divisão pela quantidade. Uma pessoa que contribuiu 300 meses precisa realizar a soma dos valores recebidos e a divisão por 300. Veja mais detalhes sobre o valor da aposentadoria INSS 2023.


O que o divisor mínimo da aposentadoria INSS 2023?

O divisor mínimo é estabelecido por pessoas que não contribuem com a Previdência e houveram muitas rupturas durante os anos.

Antes da Reforma, as pessoas que contribuíram entre o período de julho de 1994 até 1998 e houveram sucessivas pausas precisam se atentar a este fator.

publicidade
Imagem: Pixabay

O percentual do cálculo também deixaria de ser 80% para 60%. Com a Reforma, o divisor mínimo tinha sido extinto, entretanto, voltou a vigorar.

Art. 135-A. Para o segurado filiado à Previdência Social até julho de 1994, no cálculo do salário de benefício das aposentadorias, exceto a aposentadoria por incapacidade permanente, o divisor considerado no cálculo da média dos salários de contribuição não poderá ser inferior a 108 (cento e oito) meses.

Se você completou: Homem: 65 anos até o dia 04/05/2022; Mulher: 61 anos e 6 meses de idade até o dia 04/05/2022. Você não precisará ter 108 meses de contribuição após 07/1994, assim como não cairá nas regras de cálculo do divisor mínimo.

Fonte: Portal Ingrácio Advocacia

publicidade

A regra acima é explicada devido a aposentadoria por direito. A estes contribuintes, o divisor mínimo não é atribuído.

✓ Conheça outros tipos de aposentadoria:

publicidade

Como calcular o fator previdenciário?

O fator previdenciário também interfere no valor da aposentadoria INSS 2023 e leva em conta três pontos importante:

  • Idade;
  • Tempo de contribuição;
  • Expectativa de sobrevida.

Como funciona como regra, se dá por meio de fórmula. Diretamente e de forma simples o fator previdenciário age para impedir que o trabalhador se aposente muito cedo.

publicidade
Imagem: Pixabay

Sendo assim, quanto maior a faixa etária melhor o fator previdenciário, característica essa semelhante ao tempo de contribuição. Por se tratar de um cálculo complicado, a dica principal é realizar o procedimento pela internet.

Colocando os dados de forma correta, o segurado tem acesso aos valores. Para verificar o valor do benefício e realizar o cálculo continue clicando aqui.

publicidade

Levando em conta a dica de profissionais, para que o beneficiário tenha acesso à aposentadoria com o menor de desconto possível se atente às regras:

  • Não solicite a aposentadoria perto do aniversário;
  • Evite realizar o pedido próximo do mês de dezembro;
  • Analisar as possibilidades de aposentadoria antes de solicitar o benefício.

O fator previdenciário teve a sua importância diminuída depois da Reforma, graças às regras de transição.


Como fazer o cálculo para a aposentadoria?

Inicialmente é necessário identificar o tipo de aposentadoria. Atualmente, o percentual e a média do benefício funciona da seguinte forma:

publicidade
  • 60% da média salarial acrescido de 2% do ano que ultrapassar.

Desse modo, o tempo mínimo de aposentadoria para homens é 20 anos e mulheres 15 anos.

Por fim, para mais detalhes sobre o assunto, continue acompanhando nosso portal.

publicidade
Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

Valor da Aposentadoria INSS 2023: Descubra como Calcular

Lígia Arruda
Formada em Ciências Contábeis, Lígia Arruda é especialista em assuntos relacionados a impostos, benefícios e o sistema financeiro no Brasil. Escreve para portais online desde 2018 e está sempre de olho em tudo o que envolve o pagamento de benefícios e auxílios, afim de auxiliar os cidadãos brasileiros.