Se você quer saber sobre o FGTS Futuro 2023, chegou no lugar certo! Separamos detalhes sobre quem tem direito e como funciona as regras para funcionamento do FGTS Futuro 2023. Veja mais informações e saiba tudo sobre o programa.
Como funciona o FGTS Futuro 2023?
Inicialmente, o FGTS do Futuro é uma nova modalidade de FGTS que proporciona algumas facilidades para o trabalhador.
Antes de mais nada, é importante pontuar que para ter direito ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço é necessário que você esteja dentro dos seguintes requisitos:
- Profissional regido pela CLT- trabalhador formal;
- Trabalhadores temporários;
- Trabalhadores avulsos;
- Safreiros;
- Atletas profissionais.
O que se sabe que o valor é depositado pelo empregador o que corresponde a 8% do salário do funcionário. Esse depósito é feito para uma conta específica e acontece de forma mensal.
Entretanto, os valores arrecadados só poderão ser sacados mediante algumas situações, como por exemplo, a compra da casa própria.
✓ Veja também:
- É possível usar o FGTS para comprar um CARRO?
- Como usar o FGTS para reduzir as parcelas da sua casa?
É importante lembrar que o FGTS Futuro 2023 facilita a vida de pessoas que querem adquirir um móvel.
Essa é uma forma de facilitar o pagamento já que por meio de programas sociais como Casa Verde e Amarela os futuros impostos podem ser abatidos na conta do FGTS e pagamento das parcelas da casa própria.
Contudo, é importante lembrar que esta é uma modalidade diferente e funciona como um empréstimo.
Diante disso, as futuras parcelas do seu Fundo de Garantia, caso seja inserido no programa, ficam retidas e comprometidas com financiamento do imóvel.
Com isso, o FGTS do futuro é um empréstimo consignado, já que retém das futuras parcelas do Fundo de Garantia por tempo de serviço diretamente na conta do trabalhador.
Quem tem direito?
Vale lembrar que nem todas as pessoas tem direito ao FGTS futuro. De acordo com o programa, só poderão solicitar o empréstimo:
- Pessoas que tiverem saldo nas contas FGTS;
- Aquelas que estão incluídas nos requisitos do Governo Federal;
- Pessoas que erenda compatível com programa Casa Verde Amarela.
Diante disso, as pessoas que podem se inscrever no programa são:
- Trabalhadores com carteira assinada que estão no chamado regime CLT;
- Pessoas que não possuem outro imóvel no nome;
- Profissionais que tem um saldo positivo no FGTS;
- Família de renda bruta de até R$ 4.400
Os principais riscos de solicitar o FGTS Futuro 2023 é perder a casa, caso o trabalhador não tenha mais saldo positivo do FGTS ou seja demitido e não conseguiu retornar ao mercado de trabalho no tempo por tudo.
✓ Veja também:
Vale lembrar que os riscos das operações e todos os trâmites serão de responsabilidade das instituições financeiras. Sendo assim:
A medida pode ser aplicada para famílias que estão no Grupo 1 do Programa Casa Verde e Amarela, ou seja, com renda mensal até R$ 2,4 mil.
Os depósitos ficam retidos com o agente financeiro até o abatimento do valor caucionado. Entretanto, o trabalhador poderá solicitar a amortização do contrato para redução do valor da prestação e até mesmo a liquidação.
Fonte: Mix Vale
Como solicitar o FGTS Futuro 2023?
Para solicitar o valor a fim de utilizar para compra da casa própria é importante que você faça uma análise do saldo. Para isso, basta acessar o aplicativo Caixa tem. Siga os passos abaixo:
- Acesse o aplicativo Caixa Tem clicando aqui;
- Desse modo, insira os dados pedidos ;
- Por fim, clique no sistema e busque por FGTS.
Após consultar o saldo você pode dirigir-se a uma instituição financeira e explicar sobre a intenção de realizar um financiamento de imóvel.
Por fim, para mais detalhes sobre o FGTS Futuro 2023, acompanhe esse portal.