Muitas pessoas querem saber como dar entrada no Seguro Desemprego 2023. Por conta disso, identificamos informações e trouxemos esclarecimentos sobre o benefício, assim como solicitar online e como dar entrada no Seguro Desemprego 2023.
O que é Seguro-Desemprego?
O Seguro-Desemprego é um benefício atribuído aos trabalhadores que foram demitidos sem justa causa, o saque pode ser feito entre três e cinco parcelas levando em consideração o vínculo empregatício.
Para receber o seguro, é necessário também cumprir o calendário determinado e o prazo de desligamento da empresa.
Antes de fazer a solicitação do seguro-desemprego é necessário que o trabalhador saiba que não pode receber nenhum tipo de benefício, exceto no que se refere à pensão por morte auxílio-acidente.
A quantidade de parcelas depende do período trabalhado. O valor pode ser liberado em três parcelas para trabalhadores com vínculo de até 6 meses.
✓ Você também precisa conferir essas informações:
4 parcelas podem ser liberadas para trabalhadores com vínculo empregatício de até 1 ano e 5 parcelas são para indivíduos que exerceram atividades laborais em até 24 vezes. Veja a seguir detalhes saiba quem tem direito e como dar entrada no Seguro-Desemprego 2023.
Como dar entrada no Seguro-Desemprego 2023 Online?
Como mencionado, para solicitar o Seguro-Desemprego, é necessário cumprir com os requisitos do programa. O valor pode ser disponibilizado para os seguintes grupos:
- Pescadores artesanais em período de defeso;
- Trabalhadores resgatados em regime de escravidão;
- Pessoas que se ausentaram das atividades laborais para fazer preparação como cursos por exemplo;
- Empregados domésticos;
- Trabalhadores formais que foram demitidos sem justa causa.
Confira a seguir a lista de documentos necessários para realizar a solicitação do benefício.
Quais os documentos necessários para solicitar o Seguro-Desemprego?
Antes de explicarmos como dar entrada no Seguro-Desemprego 2023, é preciso que o trabalhador saiba quais são os documentos que precisam ser apresentados para fazer o requerimento do benefício. Entre os documentos podemos citar:
-
Guias do seguro-desemprego; Cartão do PIS-Pasep, extrato atualizado ou Cartão do Cidadão;
-
Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS (verificar todas que o requerente possuir); Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho – TRCT devidamente quitado;
-
Documentos de Identificação: Carteira de identidade; Certidão de nascimento; Certidão de casamento com o protocolo de requerimento da identidade (somente para recepção);
-
Carteira nacional de habilitação (modelo novo); Carteira de trabalho (modelo novo); Passaporte ou certificado de reservista;
-
Três últimos contracheques, dos três meses anteriores ao mês de demissão;
-
Documento de levantamento dos depósitos do FGTS (CPFGTS) ou extrato dos depósitos ou relatório da fiscalização ou documento judicial (Certidão das Comissões de Conciliação Prévia / Núcleos Intersindicais / Sentença / Certidão da Justiça);
-
Comprovante de residência; Comprovante de escolaridade.
Fonte: Portal Nubank
Como dar entrada no Seguro-Desemprego 2023?
A principal forma de como dar entrada no Seguro-Desemprego 2023 é pelo método online.
Os trabalhadores podem acessar o Portal do Governo Federal ou fazer o download do aplicativo Carteira de Trabalho Digital nas versões Android ou iOs. Para pedir o valor através do Portal do Governo Federal, basta seguir os passos abaixo:
- Acesse Portal do Governo Federal clicando aqui;
-
- Clique em ” seguro-desemprego”;
- Insira os dados pedidos responda o questionário;
- Realize o envio dos dados.
Por meio da plataforma Carteira de Trabalho Digital o procedimento é o mesmo e é necessário realizar o login com os dados informados junto ao site do Governo Federal.
As pessoas que decidiram realizar o procedimento de forma presencial, podem dirigir-se às superintendências regionais do trabalho.
É necessário o agendamento prévio, dessa forma para conseguir atendimento presencial pode agendar ligando para central de número 158.
Para mais informações sobre como dar entrada no Seguro-Desemprego 2023, acompanhe este Portal.
✓ Veja outros temas de interesse dos beneficiários do Seguro-Desemprego: