Novo Saque do FGTS 2023: Quem Tem Direito? Valor e Como Receber

O novo saque do FGTS 2023 ainda é um assunto que envolve muitas dúvidas. Em razão disso, disponibilizamos as principais informações sobre como receber e quem de fato tem direito ao novo saque do FGTS 2023. Veja a seguir as informações.

publicidade
Novo saque do FGTS 2023
Novo saque do FGTS 2023

O que é FGTS?

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço é uma forma de estabelecer um apoio financeiro aos trabalhadores. O empregador é responsável por realizar o depósito equivalente a 8% do salário do empregado todos os meses durante o registro em carteira.

publicidade

Dessa forma, não há desconto, já que é de responsabilidade do empregador. A Caixa Econômica Federal é responsável por disponibilizar os pagamentos e o modo de saque varia a depender da quantia em que o trabalhador tem conta. Veja a seguir mais detalhes e saiba como funciona o novo saque do FGTS 2023.


Quem tem direito ao saque emergencial do FGTS?

O novo saque do FGTS 2023 é uma medida que tem a principal função de facilitar a vida do trabalhador, além de injetar dinheiro na economia.

Estima-se que cerca de 40 milhões de pessoas serão beneficiadas com o valor e o impacto na economia será em torno de 0,3%. Vale lembrar que o novo saque do FGTS, tende a ser similar aos chamados saques emergenciais.

publicidade

✓ Veja mais temas que geram dúvidas:

novo saque do FGTS 2023
Imagem: Wikimedia

Nessa modalidade, os trabalhadores sacaram o valor quando iniciou a pandemia do covid-19. É importante lembrar também que o valor disponibilizado obedecerá um calendário preestabelecido.

publicidade

Muitas pessoas desejam saber se possuem direito ao novo saque emergencial do FGTS. Sendo assim, a lista de pessoas que têm direito a receber o benefício são:

  •  Atletas profissionais;
  •  Trabalhadores avulsos;
  •  Empregados domésticos;
  •  Diretores não empregados;
  •  Indivíduo que exerce atividade laboral Rural;
  •  Safreiros;
  •  Indivíduos contratados por regime temporário;
  •  Trabalhadores em regime intermitente.

 Veja a seguir mais detalhes e saiba qual o valor do novo saque do FGTS 2023.

publicidade

Qual o valor do novo saque do FGTS 2023?

De acordo com esse projeto, o valor limite de saque é de R$ 1000. Vale lembrar que o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço foi criado nos anos 90, mais precisamente em 1996 através da lei de número 5107.

Desse modo, abrange os trabalhadores que foram demitidos sem justa causa e é um recurso que pode ser sacado por trabalhadores formais regidos pela CLT.

O valor deve ser depositado junto à conta de cada trabalhador vinculada a Caixa Econômica Federal. Entretanto, tanto a transferência quanto o procedimento podem ser feitos online.

publicidade
novo saque do FGTS 2023
Imagem: Pexels

É importante lembrar que  trabalhadores demitidos sem justa causa, têm direito a receber uma multa  de 40%. Veja mais detalhes e saiba como consultar o saque emergencial do FGTS.


Como receber o novo saque do FGTS 2023?

Para receber o valor é necessário haver uma consulta prévia. pelo aplicativo a consulta pode ser feita de acordo com passo a passo abaixo:

publicidade
Imagem: APP FGTS
  •  Clique em primeira sessão;
  •  Vá para aceitar;
  •  Insira as informações relacionadas à missa e continue;
  •  Preencha o formulário;
  •  Crie uma senha e cadastre.
publicidade

Além do aplicativo, os contribuintes podem utilizar o portal da Caixa Econômica Federal para acessar o saldo e verificar o saque. Para mais detalhes sobre o FGTS, continue acompanhando este portal.

✓ Veja mais temas que geram dúvidas:

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3 / 5. Número de votos: 20

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

MAIS LIDAS

Lígia Arruda
Formada em Ciências Contábeis, Lígia Arruda é especialista em assuntos relacionados a impostos, benefícios e o sistema financeiro no Brasil. Escreve para portais online desde 2018 e está sempre de olho em tudo o que envolve o pagamento de benefícios e auxílios, afim de auxiliar os cidadãos brasileiros.