A aposentadoria especial 2023 tem sido um dos assuntos mais procurados entre as pessoas que desejam dar entrada no benefício. Por conta disso, separamos detalhes sobre prazo, valores, regras e tudo que diz respeito à aposentadoria especial 2023. Confira detalhes a seguir.
Quem tem direito a aposentadoria especial?
A aposentadoria especial é destinada a um público alvo específico. Sendo assim, é direcionada a profissionais que exercem atividades com certo nível de periculosidade, como por exemplo, agentes nocivos à saúde, componentes químicos, entre outros.
Além disso, agentes físicos e biológicos também contam para que o futuro segurado seja aposentado antes do tempo normal. Diante disso, pessoas que trabalham com calor excessivo, frio intenso, ruídos ou ar comprimido também estão incluídas nessa modalidade de aposentadoria.
✓ Veja também:
Pessoas que trabalham com radiações ou agentes como vírus, bactérias e fungos também têm direito a essa categoria. Veja a seguir mais informações e saiba detalhes sobre como obter o benefício especial.
Qual a idade mínima para a aposentadoria especial?
A idade mínima assim como o tempo de contribuição depende da atividade laboral. As atividades insalubres seguem um nível que varia entre grau mínimo para grau máximo.
Pessoas que estão incluídas em atividades com o nível de insalubridade mais baixo devem contribuir pelo prazo de 25 anos, nível médio no tempo de 20 anos e já o grau máximo pelo tempo de 15 anos.
Sendo assim, a idade mínima para atividades com alto grau de insalubridade é 55 anos, médio grau é 60 anos e a faixa etária para alto grau é de 65 anos.Entre as profissões incluídas estão:
- Médicos;
- Enfermeiros;
- Demais profissionais da saúde
- Metalúrgicos;
- Telefonistas e recepcionistas;
- Frentistas;
- Motoristas;
- Aeronautas e afins;
- Bombeiros, guardas e seguranças
O documento mais comum para comprovar a atividade especial será o Perfil Profissiográfico Previdenciário do empregado, o famoso PPP. Mais para frente, eu vou te falar sobre outros documentos que poderão substituir o PPP.
Agora, você precisa saber que o PPP será o documento formulado por um médico do trabalho ou engenheiro de segurança do trabalho, com base no LTCAT (Laudo Técnico de Condições Ambientais do Trabalho).
Com isso, o PPP comprovará a sua exposição a agentes nocivos, e também atestará que os efeitos dessa exposição não conseguiram ser neutralizados pelo uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).
Fonte: Ingrácio Advocacia
✓ Veja também:
A lista completa de profissões que têm direito a essa aposentadoria está presente no portal oficial do INSS. Veja mais informações e saiba sobre os valores da aposentadoria especial 2023.
Qual o valor da aposentadoria especial 2023?
Com a Reforma da Previdência, o cálculo foi modificado. Sendo assim, ficou da seguinte forma:
- 60% da média salarial recebida acrescida de 2% por ano de trabalho especial = tempo que exceder 20 anos.
O cálculo se dá também para mulheres. Neste caso, serve para contribuição acima de 15 anos de trabalho. Veja mais informações a seguir e não perca as mudanças da aposentadoria especial 2023.
Como fica o benefício especial com novas regras?
Antes da Reforma, a aposentadoria especial era contabilizada após a média de 80% dos maiores valores salariais. Além disso, não houve redução do fator previdenciário, sendo, portanto, considerado uma das categorias mais vantajosas. Com as novas regras o percentual caiu para 60%.
Diante disso, o pagamento é liberado a partir da entrada do requerimento, desde que não ultrapasse o prazo de 3 meses do desligamento e solicitação.
O pedido pode ser feito de forma online no portal do Meu INSS.
Por fim, para mais detalhes sobre a aposentadoria especial 2023, continue acompanhando este portal.