Como Dar Entrada no Seguro Desemprego 2023? Como Solicitar Online!

Muitas pessoas querem saber como dar entrada no Seguro Desemprego 2023. Por conta disso, identificamos informações e trouxemos esclarecimentos sobre o benefício, assim como solicitar online e como dar entrada no Seguro Desemprego 2023.

publicidade
Como dar entrada no Seguro Desemprego 2023
Como dar entrada no Seguro Desemprego 2023

O que é Seguro-Desemprego?

O Seguro-Desemprego é um benefício atribuído aos trabalhadores que foram demitidos sem justa causa, o saque pode ser feito entre três e cinco parcelas levando em consideração o vínculo empregatício.

publicidade

Para receber o seguro, é necessário também cumprir o calendário determinado e o prazo de desligamento da empresa.

Antes de fazer a solicitação do seguro-desemprego é necessário que o trabalhador saiba que não pode receber nenhum tipo de benefício, exceto no que se refere à pensão por morte auxílio-acidente.

A quantidade de parcelas depende do período trabalhado. O valor pode ser liberado em três parcelas para trabalhadores com vínculo de até 6 meses.

publicidade

✓ Você também precisa conferir essas informações:

Imagem: Pexels
publicidade

4 parcelas podem ser liberadas para trabalhadores com vínculo empregatício de até 1 ano e 5 parcelas são para indivíduos que exerceram atividades laborais em até 24 vezes. Veja a seguir detalhes saiba quem tem direito e como dar entrada no Seguro-Desemprego 2023.


Como dar entrada no Seguro-Desemprego 2023 Online?

Como mencionado, para solicitar o Seguro-Desemprego, é necessário cumprir com os requisitos do programa. O valor pode ser disponibilizado para os seguintes grupos:

  • Pescadores artesanais em período de defeso;
  • Trabalhadores resgatados em regime de escravidão;
  • Pessoas que se ausentaram das atividades laborais para fazer preparação como cursos por exemplo;
  • Empregados domésticos;
  • Trabalhadores formais que foram demitidos sem justa causa.
publicidade
Imagem: Pexels

 

Confira a seguir a lista de documentos necessários para realizar a solicitação do benefício.

publicidade

Quais os documentos necessários para solicitar o Seguro-Desemprego?

Antes de explicarmos como dar entrada no Seguro-Desemprego 2023, é preciso que o trabalhador saiba quais são os documentos que precisam ser apresentados para fazer o requerimento do benefício. Entre os documentos podemos citar:

  • Guias do seguro-desemprego; Cartão do PIS-Pasep, extrato atualizado ou Cartão do Cidadão;

  • Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS (verificar todas que o requerente possuir); Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho – TRCT devidamente quitado;

  • Documentos de Identificação: Carteira de identidade; Certidão de nascimento; Certidão de casamento com o protocolo de requerimento da identidade (somente para recepção);

  • Carteira nacional de habilitação (modelo novo); Carteira de trabalho (modelo novo); Passaporte ou certificado de reservista;

  • Três últimos contracheques, dos três meses anteriores ao mês de demissão;

  • Documento de levantamento dos depósitos do FGTS (CPFGTS) ou extrato dos depósitos ou relatório da fiscalização ou documento judicial (Certidão das Comissões de Conciliação Prévia / Núcleos Intersindicais / Sentença / Certidão da Justiça);

  • Comprovante de residência; Comprovante de escolaridade.

Fonte: Portal Nubank

publicidade

Como dar entrada no Seguro-Desemprego 2023?

A principal forma de como dar entrada no Seguro-Desemprego 2023  é pelo método online.

Os trabalhadores podem acessar o Portal do Governo Federal ou fazer o download do aplicativo Carteira de Trabalho Digital nas versões Android ou iOs. Para pedir o valor através do Portal do Governo Federal, basta seguir os passos abaixo:

publicidade
Imagem: Portal GOV

 

    • Clique em ” seguro-desemprego”;
publicidade

 

Imagem: GOV

 

  • Insira os dados pedidos responda o questionário;
  • Realize o envio dos dados.
publicidade

Por meio da plataforma Carteira de Trabalho Digital o procedimento é o mesmo e é necessário realizar o login com os dados informados junto ao site do Governo Federal.

As pessoas que decidiram realizar o procedimento de forma presencial, podem dirigir-se às superintendências regionais do trabalho.

É necessário o agendamento prévio, dessa forma  para conseguir atendimento presencial pode agendar  ligando para central de número 158.

Para mais informações sobre como dar entrada no Seguro-Desemprego 2023, acompanhe este Portal.

publicidade

✓ Veja outros temas de interesse dos beneficiários do Seguro-Desemprego:

 

Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

Como Dar Entrada no Seguro Desemprego 2023? Como Solicitar Online!

publicidade
Lígia Arruda
Formada em Ciências Contábeis, Lígia Arruda é especialista em assuntos relacionados a impostos, benefícios e o sistema financeiro no Brasil. Escreve para portais online desde 2018 e está sempre de olho em tudo o que envolve o pagamento de benefícios e auxílios, afim de auxiliar os cidadãos brasileiros.