Consultar Seguro Desemprego 2023: Situação, Valor e Extrato Online

Como consultar Seguro Desemprego 2023 é sempre um dos assuntos mais buscados. Por disso, separamos dados sobre extrato online, como resolver problemas relacionados ao benefício e qual a melhor forma para consultar Seguro Desemprego 2023. Veja a seguir informações.

publicidade
Consultar Seguro Desemprego 2023
Consultar Seguro Desemprego 2023

Seguro Desemprego 2023

O Seguro-Desemprego é um benefício estabelecido por lei e tem a função de amparar o trabalhador se demitido sem justa causa.

publicidade

Para isso, o trabalhador precisa estar inserido nos regulamentos estabelecidos pelo Governo Federal juntamente com a Caixa Econômica. Criado no final dos anos 80, o Seguro-Desemprego atualmente pode ser solicitado e consultado online.

Através dos portais da Caixa Econômica Federal e do site do governo, os trabalhadores podem realizar o procedimento de forma fácil.

✓ Veja todas as informações sobre:

publicidade
Imagem: Pexels

Veja a seguir detalhes de quem tem direito ao benefício.

publicidade

Quem tem direito ao Seguro-Desemprego?

Todos os profissionais na modalidade formal inseridos nas condições das leis trabalhistas têm direito a receber o Seguro-Desemprego. Dentre eles estão:

  •  Empregados domésticos;
  •  Trabalhadores formais;
  •  Pescadores profissionais.

Os pescadores profissionais recebem o chamado Seguro-Defeso. O período de defeso consiste no prazo em que o pescador não pode realizar atividades em prol do meio ambiente, o período de reprodução dos peixes. 

publicidade

Além desse grupo, trabalhadores que precisarem se ausentar das atividades laborais para realizar curso de profissionalização tem direito ao valor durante o período de curso.

Pessoas resgatados em regime de escravidão também tem direito a receber o Seguro-Desemprego mesmo se não tiverem contribuído com a Previdência Social. 

Imagem: Mix Vale
publicidade

Além do grupo específico, o trabalhador precisa seguir algumas regras antes de realizar a solicitação do benefício. para para solicitar é preciso que:

Primeira solicitação  Trabalhado pelo menos 12 meses durante os 18 meses anteriores à data da demissão
Segunda solicitação Trabalhado pelo menos 9 meses durante os 12 meses anteriores à data da demissão
A partir da terceira solicitação Trabalhado nos 6 meses anteriores à data da demissão
Empregado doméstico Cumprir com os requisitos e ter trabalhado, exclusivamente, como empregado doméstico pelo período mínimo de 15 meses nos últimos 24 meses que antecederam a data de dispensa
Pescador Artesanal É preciso comprovar a venda do pescado a adquirente pessoa jurídica ou cooperativa, no período correspondente aos últimos 12 meses que antecederam ao início do defeso

Fonte: Jornal Contábil

publicidade

 


Como retirar o extrato do Seguro-Desemprego?

O acesso ao extrato do Seguro-Desemprego é uma das principais dúvidas entre os beneficiários. O procedimento pode ser feito online através do Portal da Caixa Econômica Federal por meio dos Passos abaixo:

publicidade
Imagem: Portal Caixa
  • Vá para cidadão;
  • Clique na aba benefícios;
  • Insira os dados;
  • Vá para o extrato e envie.

As informações relacionadas ao cadastro individual dos trabalhadores, só podem ser liberadas após o login, onde o beneficiário precisa cadastrar uma senha de 8 dígitos que será usada no cartão cidadão. Acompanhe mais informações e saiba onde como consultar Seguro Desemprego 2023  na modalidade saque.

publicidade

Como consultar Seguro Desemprego 2023?

A consulta do Seguro-Desemprego pode ser feita levando em consideração os procedimentos acima. Além da consulta relacionada ao extrato, o trabalhador pode ter acesso às informações referentes a liberação do seguro.

Nessa circunstância é preciso acessar o site do Ministério do Trabalho. Veja o procedimento a seguir:

  • Acesse o portal do Ministério do Trabalho clicando aqui;
  • Vá para consulta de habilitação do seguro-desemprego;
  • Insira informações referente ao PIS;
  • Reescreva o código de liberação informado pelo sistema.

Após as informações inseridas, esclarecimentos sobre o andamento do Seguro-Desemprego, consulta, extrato, número do PIS, tempo de serviço, procedimento e saldo são informados na tela.

publicidade

O saque do Seguro-Desemprego pode ser feito nas casas lotéricas, caixas eletrônicos e agência da Caixa. Além disso, o dinheiro é depositado em uma conta poupança da própria Caixa. 

O valor do seguro varia a depender do tempo de trabalho. Por isso há a necessidade de consultar o extrato com mais informações.

Para mais informações sobre como consultar Seguro Desemprego 2023,  continue acompanhando este portal.

✓ Veja também, os temas mais acessados do nosso site:

publicidade

Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

Consultar Seguro Desemprego 2023: Situação, Valor e Extrato Online

Lígia Arruda
Formada em Ciências Contábeis, Lígia Arruda é especialista em assuntos relacionados a impostos, benefícios e o sistema financeiro no Brasil. Escreve para portais online desde 2018 e está sempre de olho em tudo o que envolve o pagamento de benefícios e auxílios, afim de auxiliar os cidadãos brasileiros.