Muitas pessoas se perguntam: estou recebendo seguro-desemprego e comecei a trabalhar: e agora? Se este for seu questionamento, separamos detalhes sobre o benefício e em quais circunstâncias você pode perder o valor. Estou recebendo seguro-desemprego e comecei a trabalhar: e agora? Confira.
Quanto tempo depois de assinar a carteira eu perco o seguro desemprego?
O Seguro-desemprego é um benefício do trabalhador garantido por lei enquanto o mesmo estiver fora do ambiente laboral. Dessa forma funciona como um amparo financeiro. Sendo assim, há algumas ressalvas, caso o trabalhador seja readmitido no mercado.
✓ Veja também:
- O que Acontece se eu não Sacar o Seguro-Desemprego na Data?
- O que Pode me Fazer Perder o Seguro-Desemprego?
Em sua grande maioria, assim que o trabalhador receber um novo registro junto a carteira de trabalho o benefício é suspenso de forma automática.
Contudo caso a parcela que era de direito ficou atrasada devido algumas circunstâncias, o valor vai ser liberado ao trabalhador.
O principal motivo para que essa regra seja levado ao pé da letra é o fato de que o cidadão não pode estar recebendo outro tipo de remuneração ou estar vinculado a alguma atividade laboral. Para ter direito ao benefício é preciso cumprir os seguintes requisitos:
- Não receber benefícios previdenciários;
- Estar desempregado;
- Não possui renda própria.
O indivíduo que não estiver dentro dos parâmetros acima vai precisar fazer a devolução do valor junto ao Ministério do Trabalho. Estou recebendo Seguro-Desemprego e comecei a trabalhar: e agora? Veja mais detalhes abaixo.
Como não perder o seguro desemprego trabalhando?
Não é possível trabalhar e receber seguro desemprego. Como mencionado, o benefício é direcionado às pessoas desempregadas o que não tenha nenhuma renda.
Sendo assim, as pessoas que já têm outras formas de sustento não têm direito ao benefício e caso realize a solicitação, o pedido será negado.
De acordo com a Justiça do Trabalho a prática infringe as regras e caso haja saque mesmo com o cidadão trabalhando será necessário realizar a devolução do valor.
✓ Saiba também:
Estou recebendo seguro desemprego se eu assinar carteira perco?
O benefício é bloqueado automaticamente. Entretanto, existem algumas condições que podem reverter a situação:
Caso o trabalhador se sinta confiante na nova contratação e o contrato de experiência se estenda de forma definitiva, as parcelas do seguro-desemprego são anuladas.
No entanto, se o funcionário for demitido ainda no período de experiência sem justa causa ou mesmo ter seu contrato encerrado, ele poderá retomar ao recebimento das parcelas do benefício.
Isso porque o direito ao benefício já foi adquirido em sua contratação anterior, onde ele deu entrada ao benefício e até mesmo recebeu algumas parcelas. A sua contratação durante o recebimento do benefício torna o seguro-desemprego bloqueado temporariamente para o caso de ocorrer uma nova demissão sem justa causa.
Fonte: Júlio Moreira Contabilidade
No caso em que o trabalhador estava sem experiência e teve o benefício cortado pode pedir o desbloqueio das parcelas apresentando a guia de demissão do emprego anterior e a nova guia do seguro-desemprego do emprego atual.
Estou recebendo Seguro-Desemprego e Comecei a Trabalhar: E agora? Veja mais detalhes a seguir.
Quando começo a trabalhar perco o seguro desemprego?
Sim, já que o Ministério do Trabalho entende que o cidadão já tem condições de se sustentar. Além disso, pessoas que estão sendo acusadas de fraude também têm risco de ter o benefício cancelado.
Confira as condições de anulação do benefício:
- Admissão do trabalhador em novo emprego;
- Início de percepção de benefício de prestação continuada da Previdência Social, exceto o auxílio-acidente, o auxílio suplementar e o abono de permanência em serviço;
- Início de percepção de auxílio-desemprego;
- Recusa injustificada por parte do trabalhador desempregado em participar de ações de recolocação de emprego, conforme regulamentação do Codefat.
Fonte: Jornal Contábil
Para mais detalhes sobre o benefício continue acompanhando nosso portal.