O que Acontece se eu não Sacar o Seguro-Desemprego na Data?

Muitas pessoas têm dúvidas a respeito do benefício e se perguntam: O que acontece se eu não sacar o seguro-desemprego na data? Por conta disso, separamos informações e esclarecimentos. O que acontece se eu não sacar o seguro-desemprego na data? Veja a seguir mais detalhes.

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O que acontece se eu não sacar o seguro-desemprego na data?
O que acontece se eu não sacar o seguro-desemprego na data?

É possível sacar o Seguro-Desemprego depois da data?

O seguro-desemprego é um benefício estabelecido por lei aos trabalhadores, entretanto para receber o valor além de realizar a solicitação é preciso cumprir o prazo para saque.

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Inicialmente é preciso lembrar que há a necessidade de respeitar o período aquisitivo, ou seja, o prazo é equivalente a 16 meses contando a partir da última rescisão.

Logo em seguida você precisa dar entrada no benefício no prazo, levando em consideração o período em que foi dispensado das atividades laborais.

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O trabalhador resgatado o de regime de escravidão, pode solicitar o benefício até o 90º dia após a data de Resgate.

Já o trabalhador doméstico precisa seguir o prazo de 7º  até 90º dia e o pescador artesanal recebe o valor no período considerado de defesa,  proibido para realização das atividades.

Por fim, o trabalhador formal precisa seguir as datas entre o 7º e o 120º dia após a saída. 

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O que Acontece se eu não Sacar o Seguro-Desemprego na Data
Imagem: Pexels

Por isso, é sempre bom destacar que o trabalhador tem o período de 67 dias para ter acesso aos valores.

Caso não cumpra esse prazo, o seguro-desemprego retorna para o Ministério do Trabalho e será necessário uma solicitação para que o valor seja liberado. As parcelas serão revistas até o prazo de dois anos.

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Pode acumular as parcelas do Seguro-Desemprego?

As parcelas do seguro-desemprego não poderão ser acumuladas já que a principal função do benefício é garantir subsídio aos trabalhadores que estão fora do mercado de trabalho Por isso, o governo tem a responsabilidade de liberar até 5 parcelas para custear o cidadão.

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Desse modo, se mesmo recebendo benefício você for admitido em um novo emprego, o seguro-desemprego é imediatamente cancelado.

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Entretanto, se você foi admitido mas receber dispensa entre o prazo equivalente a 120 dias, você ainda pode voltar a receber o benefício.

No período em que foi cancelado, é necessário realizar uma solicitação junto ao portal ou de forma presencial através do Ministério do Trabalho.


Como faço para recuperar meu Seguro Desemprego?

A solicitação de recuperação do seguro desemprego pode ser feita de forma presencial ou online. Presencialmente o trabalhador pode dirigir às agências da Caixa Econômica Federal, Já de forma remota o acesso pode ser garantido através do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital. Para isso, basta:

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Imagem: Carteira de Trabalho Digital
  •  Vá para benefícios;
  •  Siga para seguro-desemprego;
  •  Vá para recurso;
  •  Preencha os dados solicitados na ferramenta;
  •  Realize envio das informações.
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Além disso, é importante lembrar que após a aquisição dos dados o trabalhador precisa ter acesso ao aplicativo a fim de realizar a verificação dos dados ou de alguma informação proveniente da Caixa Econômica Federal.

Veja a seguir mais detalhes e saiba: O que acontece se eu não sacar o seguro-desemprego na data?


Passo a passo para sacar o seguro depois da data

Como mencionado acima, o essencial é que o trabalhador siga os prazos estabelecidos para saque do benefício. Porém, caso a solicitação não seja possível, tanto no aplicativo Caixa Trabalhador como na Carteira de Trabalho Digital, podem realizar o procedimento.

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Por meio do telefone, o trabalhador pode entrar em contato através do serviço de atendimento ao cidadão pelo número 0800 726 0207.

O portal oficial do Ministério do Trabalho e Previdência também informa sobre o saque do benefício atrasado. Por isso, para visualizar os dados e realizar o saque do seguro-desemprego após o prazo, separamos o passo a passo de uma das formas de acesso. Confira:

  •  Acesse o portal do aplicativo Caixa trabalhador clicando aqui;
Imagem: Portal Caixa
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  •  Insira os dados pedidos;
  •  Vá para  seguro desemprego;
  •  Clique para solicitar;
  •  Envie informações.

Por fim, para mais detalhes sobre os assuntos relacionados ao seguro-desemprego, continue acompanhando este Portal.

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Lígia Arruda
Formada em Ciências Contábeis, Lígia Arruda é especialista em assuntos relacionados a impostos, benefícios e o sistema financeiro no Brasil. Escreve para portais online desde 2018 e está sempre de olho em tudo o que envolve o pagamento de benefícios e auxílios, afim de auxiliar os cidadãos brasileiros.