A inflação e salário mínimo são os temas que mais têm preocupado a população brasileira. Por isso, separamos informações sobre o assunto, além de explicar sobre poder de compra e alta dos preços. Então, veja mais detalhes sobre inflação e salário mínimo a seguir.
O que é inflação?
A inflação é usada como parâmetro para o aumento de preço dos produtos, serviços, salário e aluguel. O principal motivo para isso é a relação direta entre inflação, salário mínimo e poder de compra.
De forma geral, a inflação e o aumento dos preços, têm como principais causas o aumento na demanda, nos custos de produção, emissão de papel moeda, diminuição da taxa de juros, entre outros.
Por exemplo, em casos de que a demanda se torna maior do que a oferta, o preço de determinado item sobe, gerando inflação. Nesses casos, há uma diminuição do poder de compra da população.
✓ Saiba mais:
Entretanto, a inflação pode aparecer quando o valor da matéria-prima determinado produto sobe. Neste caso os preços aumentam com a principal função de cobrir os gastos extra.
Contudo, algumas atitudes ou escolhas do governo podem influenciar diretamente na inflação, como por exemplo a emissão do papel moeda.
Emitir mais dinheiro e inejtar no comércio, também causa aumentos. Isso porque a oferta de produtos e serviços será menor do que o volume de dinheiro lançado na economia.
Além disso, a diminuição da taxa de juros pode ser um fator causador de aumento dos preços e gerador de inflação no longo prazo.
Portanto, quando o governo diminui a taxa SELIC, investimentos ligados a renda fixa, títulos públicos e poupança, passam a tem um menor rendimento.
✓ Veja também:
Veja a seguir mais detalhes e informações sobre inflação e salário mínimo.
Qual a relação entre inflação e salário mínimo?
A inflação pode acarretar perda do valor da moeda. Com ela em alta, há também uma distorção dos preços e dificuldade de aquisição dos serviços e produtos. Já o salário mínimo tem o índice Nacional de preços ao consumidor (INPC) como indexador .
Para estabelecer o valor do salário mínimo é necessário levando em conta a Lei Orçamentária de Diretrizes e Bases. No entanto, vale lembrar que apesar de ter um aumento anual, nem sempre há o chamado ganho real, principalmente com a alta dos preços.
Sendo assim, o ganho real é a rentabilidade oferecida pelo piso nacional. Estuda-se que desde 2019 não há aumento significativo no salário mínimo devido a inflação . Veja mais informações sobre a inflação e salário mínimo
A inflação prejudica o salário mínimo?
A inflação pode atuar diretamente no salário mínimo quando pensamos sobre poder de compra. Quando há inexistência do ganho real, mesmo com o aumento do piso nacional, a inflação prejudica os brasileiros e faz com que haja uma menor aquisição de serviços e produtos.
Para 2023, a projeção do salário mínimo é de R$ 1310,17. Contudo, vale lembrar que de acordo com o DIESSE, o salário mínimo é referência e sustenta mais de 56 milhões de pessoas pelo Brasil.
Segundo estudos, para proporcionar qualidade de vida melhor a população, o salário mínimo deveria ser cinco vezes maior do que o ofertado atualmente.
Como a inflação afeta o poder de compra?
Como explicado acima, a inflação gera aumento dos preços e consequentemente, faz com que o poder de compra diminua e a população possa comprar cada vez menos.
Portanto, os alimentos são os principais pontos de reclamação entre os brasileiros, que já não conseguem adquirir itens da cesta básica.
Com isso, algumas soluções podem ser feitas para driblar a situação atual, aproveitar promoções e fazer pesquisa de preço são alguns exemplos.
Por fim, para mais detalhes sobre inflação e salário mínimo, continue acompanhando nosso portal.