Posso Receber o Seguro-Desemprego Atrasado? Veja o Prazo

Muitos trabalhadores se perguntam: posso receber o seguro-desemprego atrasado? Se esse for seu questionamento, continue acompanhando mais detalhes a seguir e veja informações sobre calendário e solicitação do benefício.  Posso receber o seguro-desemprego atrasado? Veja mais esclarecimentos.

publicidade
 Posso receber o Seguro-Desemprego atrasado?
Posso receber o Seguro-Desemprego atrasado?

É normal atrasar o pagamento do seguro desemprego?

Geralmente, a primeira parcela tem um prazo fixo para ser liberado, 30 dias após a demissão sem justa causa. Contudo, muitos trabalhadores fizeram algumas solicitações alegando atraso no pagamento do FGTS.

publicidade

Por sua vez, o empregado pode fazer o pedido do valor em um prazo máximo de 120 dias logo após a dispensa. Apesar disso, é fundamental que caso isso venha a acontecer o trabalhador entre em contato com a empresa para verificação de informações.

✓ Veja também:

publicidade

Também é possível saber através do portal do Governo Federal para identificar supostos problemas e eventualidades que venham acontecer. Veja mais detalhes e responda:  Posso receber o Seguro-Desemprego atrasado?


Porque o seguro desemprego está atrasado em 2023?

O benefício pode atrasar por alguns motivos, sendo que o principal é análise de dados junto ao sistema. O processo de identificação do trabalhador pode ser outro motivo da demora.

Imagem: Portal Uol
publicidade

No registro precisa estar inserido que o trabalhador foi demitido sem justa causa para que de fato a solicitação seja mais rápida.

Problemas com os dados do FGTS também influenciam nas ações vinculadas ao Seguro Desemprego, o que tem ocasionado muitas reclamações por parte dos trabalhadores.


O que fazer quando meu seguro desemprego não cai?

As pessoas que se sentiram prejudicadas e não receberam o FGTS podem entrar em contato com as Centrais de Relacionamento vinculadas ao Ministério da Economia. Para isso, é preciso ligar para o telefone 158.

publicidade

✓ Veja mais informações úteis sobre o seu dinheiro:

O horário de atendimento é das 07 horas até às 19 horas de segunda à sexta-feira. O atendimento não acontece em dias de feriado. No momento do atendimento é fundamental ter em mãos  os documentos e o número do PIS

publicidade

O valor pode ser recebido nas casas lotéricas. Os brasileiros que têm o cartão cidadão podem sacar nos correspondentes Caixa AQUI.

Imagem: Diário do Nordeste

Entretanto, os valores também podem ser sacados na Caixa Econômica Federal por meio do CPF. Contudo, a consulta é essencial nestes momentos. Para isso, basta seguir o passo a passo abaixo:

publicidade
Imagem: Caixa
  • Clique em Seguro Desemprego;
  • Insira os dados pedidos e envie.
publicidade

Veja mais detalhes e responda:  Posso receber o Seguro-Desemprego atrasado?


O que acontece se eu não sacar o seguro? eu perco?

O valor pode ser sacado no período que se mantiver na conta do trabalhador. Contudo, é preciso seguir as regras do programa. Para ter direito ao benefício é necessário:

  • Ter sido demitido sem justa causa;
  • Não ter nenhuma outra fonte de renda;
  • Não receber nenhum outro benefício.
publicidade

Sendo assim, é importante ressaltar que caso o segurado seja admitido em outra empresa, o benefício é imediatamente cortado.


Qual o horário que o seguro desemprego cai na conta?

Assim como qualquer transferência, não há um horário determinado para a liberação do FGTS. Levando em conta os dias estipulados de forma correta, o valor é liberado nos dias úteis, de segunda a sexta-feira, entre os horários de 07 horas até às 21 horas.

O valor é liberado por meio da conta digital Caixa Tem. Por meio dessa ferramenta o trabalhador pode realizar transações, compras, recargas e fazer transferências.

O valor também pode ser sacado nos terminais de autoatendimento ou nos caixas eletrônicos por meio do QR Code.

publicidade

Por fim, para mais detalhes sobre o assunto, continue acompanhando este portal.

Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

Posso Receber o Seguro-Desemprego Atrasado? Veja o Prazo

Lígia Arruda
Formada em Ciências Contábeis, Lígia Arruda é especialista em assuntos relacionados a impostos, benefícios e o sistema financeiro no Brasil. Escreve para portais online desde 2018 e está sempre de olho em tudo o que envolve o pagamento de benefícios e auxílios, afim de auxiliar os cidadãos brasileiros.