Quando Será Pago o PIS/Pasep 2023? Confira Calendário Atualizado

Muitas pessoas tem dúvidas sobre quando será pago o Pis/Pasep 2023. Por conta disso, separamos detalhes sobre o calendário, quem tem direito ao abono salarial e quando será pago o Pis/Pasep 2023. Confira mais detalhes a seguir.

publicidade
Quando será pago o Pis/Pasep 2023
Quando será pago o Pis/Pasep 2023

O que é Pis/Pasep?

Tanto o PIS quanto o PASEP são abonos salariais que tem a principal função de amparar o trabalhador por meio de recursos que são depositados pelos empregadores de ordem privada ou pública.

publicidade

Os valores arrecadados são depositados no Fundo de Amparo ao Trabalhador mais conhecido como FAT que além de realizar o pagamento do abono salarial custeia o seguro-desemprego.

É preciso lembrar que para ter direito ao PIS e PASEP, é preciso estar de acordo com os regulamentos dos programas. Além disso, em 2020, foi determinado por meio de medida provisória de nº 946 a extinção do fundo PIS PASEP e os recursos foram transferidos para o FGTS.

Os valores podem ser sacados levando em consideração os responsáveis pelo pagamento. É importante lembrar que o abono salarial é liberado obedecendo o calendário pré-determinado. Veja a seguir mais detalhes sabe qual a diferença entre PIS e Pasep e confira quando será pago o Pis/Pasep 2023.

publicidade

Qual a diferença entre Pis e Pasep?

Muitas pessoas desejam saber a diferença entre PIS e PASEP. Antes de tudo é bom frisar que ambos são abonos salariais destinados ao trabalhador e se diferenciam pela fonte pagadora pela forma de consulta do valor pelo público alvo.

O Programa de Integração Social mais conhecido como o PIS é pago aos trabalhadores da modalidade privada e tem a Caixa Econômica Federal como responsável pelo pagamento, calendário e todas as regras que definem o programa.

✓ Saiba mais sobre o seu abono salarial:

publicidade
Imagem: Mix Vale

Já o PASEP também conhecido como Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público é de responsabilidade do Banco do Brasil e é pago aos Trabalhadores do setor público.

publicidade

As plataformas para consulta do valor e para visualização do calendário são diferentes. O PIS pode ser acessado pelo Caixa Tem ou Caixa Trabalhador, já o PASEP pode ser visualizado pelo aplicativo BB. Veja mais detalhes e saiba quando será pago o Pis/Pasep 2023.


Como consultar o Pis 2023?

O PIS pode ser consultado pelas plataformas da Caixa Econômica Federal por meio do celular ou através do computador. Para acessar através do aplicativo é necessário fazer o download na loja do seu celular.  Para consultar o PIS siga o passo a passo abaixo:

publicidade
Imagem: Portal Caixa
  •  Baixe o programa;
  •  Insira os dados pedidos e realize  o envio das informações.

Na plataforma é possível acessar informações sobre abono salarial, seguro-desemprego assim como situação das parcelas e calendário de pagamento.

publicidade

Já o PASEP pode ser acessado por meio do aplicativo BB ou através do portal do Banco do Brasil. Para isso basta seguir as instruções abaixo:

Imagem: Portal BB
publicidade
  •  Vá para consultar PASEP;
  •  Insira os dados necessários;
  •  Entre no portal e tem as informações do seu abono salarial.

Muitas pessoas gostariam de saber quando será pago o Pis/Pasep 2023,  sendo assim separamos as informações no tópico a seguir.


Quando será pago o Pis/Pasep 2023?

O PIS tem data para ser pago. O calendário pode sofrer modificação e o valor é liberado em lotes. Porém, as últimas datas disponibilizadas pelo Governo Federal tem os prazos de acordo com o mês de aniversário do beneficiário. Confira:

publicidade
  • Janeiro: a partir de 08/02;
  • Fevereiro: a partir de 10/02;
  • Março: a partir de 15/02;
  • Abril: a partir de 17/02;
  • Maio: a partir de 22/02;
  • Junho: a partir de 24/02;
  • Julho: a partir de 15/03;
  • Agosto: a partir de 17/03;
  • Setembro: a partir de 22/03;
  • Outubro: a partir 24/03;
  • Novembro: a partir 29/03;
  • Dezembro: a partir de 31/03

Já para o Pasep, as datas são de acordo com o número de incrição:

0 15 de fevereiro
1 15 de fevereiro
2 17 de fevereiro
3 17 de fevereiro
4 22 de fevereiro
5 24 de fevereiro
6 15 de março
7 17 de março
8 22 de março
9 24 de março

Para mais detalhes, continue acompanhando este portal.

publicidade

✓ Esteja por dentro de todas as informações

 

Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

Quando Será Pago o PIS/Pasep 2023? Confira Calendário Atualizado

publicidade
Lígia Arruda
Formada em Ciências Contábeis, Lígia Arruda é especialista em assuntos relacionados a impostos, benefícios e o sistema financeiro no Brasil. Escreve para portais online desde 2018 e está sempre de olho em tudo o que envolve o pagamento de benefícios e auxílios, afim de auxiliar os cidadãos brasileiros.