Quer saber mais a respeito do salário de corretor de imóveis em 2023? Leia este post até o final que vamos te contar tudo o que você precisa saber a respeito da profissão que realiza sonhos.
O que faz um corretor de imóveis?
Um corretor de imóveis é o profissional que trabalha como intermediário entre compradores e vendedores de imóveis, ajudando a facilitar a compra, a venda, a locação ou o arrendamento de propriedades imobiliárias, sejam elas comerciais ou residenciais.
As principais responsabilidades de um corretor de imóveis são:
- Avaliar o valor de mercado de uma propriedade, considerando sua localização, tamanho, condição e outros fatores relevantes;
- Buscar compradores e vendedores de imóveis para ampliar sua carteira de clientes;
- Divulgar as propriedades que está vendendo ou alugando, com anúncios em jornais, revistas, sites e redes sociais;
- Negociar a compra, venda ou aluguel de imóveis, procurando sempre obter as melhores condições;
- Acompanhar a transação do início ao fim, desde a oferta inicial até a assinatura do contrato.
Qual o salário de corretor de imóveis em 2023?
O corretor de imóveis representa uma figura muito importante durante a aquisição ou a locação de um imóvel. É ele quem vai orientar e ajudar o comprador a realizar o sonho de ter uma casa.
Então, se você está pensando em seguir esta profissão, saiba que terá grandes responsabilidades pela frente!
Segundo o site americano Glassdoor, o salário de corretor de imóveis 2023 no Brasil, em abril deste ano, é de R$3520,00.
Segundo o site Sindimóveis é importante lembrar que o salário de um corretor é geralmente definido por comissões.
O corretor imobiliário pode trabalhar com carteira assinada — como empregado de alguma imobiliária, ou como autônomo — por conta própria, sem vínculo empregatício com nenhuma empresa.
Desse modo, não se pode definir um valor fixo para o salário de um corretor de imóvel. Podemos dizer que ele ganha pela produção, ou seja, sua remuneração depende do quanto ele conseguiu vender ou alugar.
Como acontece em toda profissão, os corretores em início de carreira tendem a ganhar menos. O iniciante vai levar algum tempo para ter uma base de clientes e conseguir ser reconhecido no mercado. Enfim, ele precisa ser paciente e perseverante.
Fonte: Sindimóveis
Outro ponto relevante sobre o salário do corretor de imóveis no Brasil é que ele pode variar conforme as regiões e as cidades do país. Veja o que mostra o gráfico e a tabela produzidos pelo site Salários.com em parceria com a CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados):
Como se tornar um corretor de imóveis de sucesso?
Se você se interessou pela profissão, saiba que um dos grandes segredos do corretor de imóveis de sucesso é ser um vendedor resiliente.
Afinal, você vai precisar saber lidar com as frustrações e os nãos do dia a dia. Veja algumas dicas que preparamos para você se sair bem:
- Defina um nicho de mercado: você pode trabalhar com imóveis de luxo, rural, apartamentos, etc;
- Conheça essa área profundamente: estude a respeito dos imóveis, de sua localização, das metragens, etc;
- Estude seu cliente que deseja comprar ou alugar um imóvel: é muito importante você conhecer seus gostos e prioridades na hora para obter sucesso na hora de encontrar o imóvel ideal para ele;
- Tenha uma boa carteira de clientes: ao longo dos anos você vai conhecer muitas pessoas e cada uma delas pode se tornar um potencial cliente, basta apenas você ficar ligado nas oportunidades.