FGTS do Futuro: Saiba TUDO sobre a nova modalidade para financiar imóveis

O FGTS do futuro tem sido um dos temas mais procurados na grande rede. Por conta disso, trouxemos todas as informações sobre a nova modalidade de financiamento de imóveis e como você utilizar deste mecanismo. Veja mais informações sobre o FGTS do futuro logo a seguir. 

publicidade
FGTS do futuro
FGTS do futuro

O que é FGTS do futuro?

Inicialmente, é importante destacar que o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço é assegurado aos trabalhadores de categoria formal, isto é, aqueles que são assegurados pela CLT .

publicidade

Vale lembrar também que safreiros, trabalhadores rurais, temporários, avulsos e atletas profissionais também tem direito ao FGTS.

Entretanto, como forma de incentivo aquisição da casa própria, o governo criou uma categoria chamada de FGTS do Futuro com a principal função de assegurar que os beneficiários realize o sonho da casa própria de forma que facilite o pagamento.

✓ Veja também:

publicidade

Sendo assim, se você deseja financiar uma casa com o uso do FGTS, o programa assegura que os futuros depósitos seja utilizado diretamente no abatimento do valor das prestações. 

Diante disso, confira mais informações e saiba quais são as pessoas que podem solicitar o FGTS do futuro.


Quem pode usar o FGTS do futuro?

Antes de mais nada, muitas pessoas perguntam quem de fato pode solicitar a nova modalidade de FGTS.  Contudo, é importante frisar que o FGTS do Futuro tem previsão de começar em fevereiro de 2023 e vai funcionar de fato como empréstimo consignado. 

publicidade

O principal motivo é o fato de que há o abatimento das parcelas futuras após a realização do financiamento imobiliário e será utilizado como uma forma de comprovar a renda do trabalhador.

Imagem: FDR

 Vale lembrar que nem todos os trabalhadores podem utilizar desse benefício já que não são todos que possuem o saldo do fundo de garantia.

publicidade

✓ Veja também:

Além disso as regras do casa verde e amarela deve coincidir com a solicitação da nova modalidade de FGTS.

Sendo assim, você tem direito a receber se estiver entre as regras abaixo:

publicidade
  • Trabalhador CLT, formal e de carteira assinada;
  • Pessoas que não tem outro imóvel no nome;
  • Trabalhadores que tinham saldo positivo junto ao FGTS;
  • Famílias que apresentam renda bruta mensal de até  R$ 4400.
Imagem: Extra

 Confira mais informações e saiba quais são os riscos de solicitar essa modalidade de FGTS .

publicidade

A nova modalidade tem riscos?

Apesar de ser uma boa condição para algumas pessoas nem todos os brasileiros poderão usufruir da nova categoria. Além  disso, é necessário estar atento aos possíveis riscos da transação.

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Regional todos os riscos das transações serão de responsabilidade dos bancos e das instituições financeiras.

É importante lembrar que a regra de pausa no pagamento das prestações por até seis meses para pessoas desempregadas ainda está em vigor.

publicidade

Desse modo, caso você perca o emprego, vai ficar com a dívida que vai incidir com parcelas maiores.

Em contrapartida, caso não consiga emprego em tempo hábil ou fica desempregado por um longo espaço de tempo pode ter a casa tomada já que não vai apresentar condições de pagar as parcelas mensais.

Imagem: Pexels
publicidade

Depois do acordo,  os valores que não foram pagos por um evento ao comprador será incorporado e em seguida ao saldo devedor de acordo com Caixa Econômica Federal juntamente com o conselho curador do FGTS.

Por fim, para mais detalhes, assim como esclarecimentos sobre a nova modalidade de FGTS, continue acompanhando o nosso portal.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

MAIS LIDAS

Lígia Arruda
Formada em Ciências Contábeis, Lígia Arruda é especialista em assuntos relacionados a impostos, benefícios e o sistema financeiro no Brasil. Escreve para portais online desde 2018 e está sempre de olho em tudo o que envolve o pagamento de benefícios e auxílios, afim de auxiliar os cidadãos brasileiros.