Abono PIS/Pasep Atrasado 2023: Prazo, Saque e Consulta

Quando o assunto é abono PIS/Pasep atrasado 2023 muita gente tem dúvida. Sendo assim, separamos informações sobre saques e consulta do valor. Além disso, há prazo determinado para ter acesso ao abono PIS/Pasep atrasado 2023. Confira mais detalhes abaixo.

publicidade
Abono PIS/Pasep atrasado 2023
Abono PIS/Pasep atrasado 2023

Quem tem direito ao abono PIS/Pasep atrasado 2023?

De acordo com o Ministério do Trabalho e Previdência, mais de 300 mil pessoas tem abono a serem sacados. O abono salarial em atraso são os referentes ao ano de 2019 e 2020.

publicidade

Sendo assim, o orgão separou uma lista de quem pode realizar o saque, levando em conta os trabalhadores formais vinculados ao CLT. Confira a lista:

  • Pessoas que foram cadastrados no sistema por pelo menos 5 anos;
  • Trabalhadores que podem comprovar atividade laboral por pelo menos 30 dias;
  • Pessoas que receberam até 2 salários mínimos mensais;
  • Dados inseridos no RAIS.

Veja como funciona o procedimento de solicitação e saiba tudo sobre o abono PIS/Pasep atrasado 2023.

publicidade

✓ Veja também:


Como receber PIS PASEP atrasado?

Para receber o abono PIS/Pasep atrasado 2023 é necessário que o trabalhador identifique se há valores em caixa. Por meio do site Gov.br, basta seguir os passos abaixo:

publicidade
Imagem: Portal GOV
  • Vá para abono salarial;
  • Identifique os dados pedidos e envie.
publicidade

O atendimento também pode ser feito através do telefone 158. Contudo, é importante lembrar que as pessoas que tem direito ao valor devem entrar com recurso administrativo por meio de solicitação para receber o abono em atraso.

O pedido pode ser feito por meio dos canais informados acima ou de forma presencial através dos prédios do Ministério do Trabalho e Previdência. 


Quando começa o pagamento do PIS/Pasep atrasado?

O valor do pagamento leva em consideração o salário mínimo atual, mesmo que o abono seja dos anos anteriores.

publicidade

Vale lembrar também que tudo depende do prazo trabalhado. Para saber qual valor que vai receber, basta dividir o salário mínimo pelo tempo de atividade laboral.

✓ Veja mais informações importantes:

publicidade
Imagem: Portal Uol

As datas podem variar de acordo com cada ano. Entretanto, o último prazo para saque dos valores foi de 8 de fevereiro até dia 31 de março. 

Ainda, cerca de 10,5 milhões de brasileiros que trabalharam com carteira assinada entre 1971 e 1988 tinham direito a um outro saque especial das cotas do Pis/Pasep. Esse valor fica disponível até 1º de junho de 2025 e será remetido às contas do FGTS.

Para ter acesso ao dinheiro não é necessário fazer nenhuma solicitação. A Caixa informou que os trabalhadores que são correntistas do banco (possuem conta corrente ou poupança) podem ter recebido o valor na conta automaticamente.

Fonte: Ache Concursos

publicidade

Como consultar o abono PIS/Pasep atrasado 2023?

A consulta depende se o trabalhador exerce funções em órgão público ou privado. Sendo assim, a Caixa Econômica Federal é responsável pelo PIS e libera as informações.

Além disso, o trabalhador pode acessar o app Caixa Aqui, Caixa Trabalhador ou dirigir-se presencialmente às agências do banco.

Já o Pasep, é pago aos trabalhadores públicos e tem o Banco do Brasil como responsável pelo pagamento.

publicidade
Imagem: Banco do Brasil

A consulta pode acontecer no portal oficial deste banco ou nas agências. Portando, é preciso levar documento com foto e carteira de trabalho.

Além disso, o recurso para petição do abono PIS/Pasep atrasado 2023 pode ser feita de forma remota através do e-mail do Ministério do Trabalho.

Por fim, continue acompanhando este portal para ficar bem informado (a).

publicidade

Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

Abono PIS/Pasep Atrasado 2023: Prazo, Saque e Consulta

Lígia Arruda
Formada em Ciências Contábeis, Lígia Arruda é especialista em assuntos relacionados a impostos, benefícios e o sistema financeiro no Brasil. Escreve para portais online desde 2018 e está sempre de olho em tudo o que envolve o pagamento de benefícios e auxílios, afim de auxiliar os cidadãos brasileiros.