Muitas pessoas tem dúvidas se o menor aprendiz tem direito a PIS 2023. Por conta disso, separamos dicas que vão te surpreender além de informações sobre o programa, direitos do Jovem Aprendiz e a resposta sobre se o menor aprendiz tem direito a PIS 2023. Confira.
Qual o salário do Menor Aprendiz?
Primeiramente, o salário do menor aprendiz é condizente com a carga horária de trabalho. Sabe-se que o programa tem a principal função de proporcionar maiores facilidades de ingresso ao mercado de trabalho aos jovens de baixa renda e que estejam na faixa etária entre 14 e 24 anos.
Sendo assim, é preciso realizar um cadastro que pode ser feito nos portais de recrutamento de talentos. A legislação informa que as empresas precisam separar um percentual que varia entre 5% e 15% para este público alvo.
✓ Veja também:
Em sua grande maioria, os jovens são contratados mesmo após finalizar o período temporário no programa, desde que cumpram as funções necessárias e tenha um bom desempenho junto ao empregador.
Contudo, estudantes menores de idade podem cumprir 6 horas de trabalho, os maiores de 18 anos cumprem até 8 horas.
✓ Veja mais informações sobre os abonos salariais:
Vale lembrar que além do valor salarial, os contratados do programa pode ter direito a vale transporte e vale alimentação, tudo depende da empresa, além de participação nos lucros.
Veja mais detalhes e saiba tudo sobre se o Jovem Aprendiz recebe o PIS este ano.
Consultar PIS Menor Aprendiz
Em primeiro lugar, o trabalhador pode acessar o PIS online através do site CNIS. Sendo assim, as pessoas que trabalham na modalidade formal, tem o número. Veja o passo a passo abaixo:
- Acesse o portal CNIS clicando aqui;
- Vá para a opção cidadão;
- Clique em inscrição;
- Siga para filiado;
- Informe os dados, assim como CPF;
- Envie as informações.
Em segundo lugar, o caso informado acima, o número pode ser acessado por pessoas que recebem benefícios do governo, como por exemplo, Auxílio Brasil. Em outros casos, o PIS é cadastrado pela primeira empresa em que o trabalhador estiver vinculado.
No caso do PASEP, é cadastrado por empresas públicas. De forma presencial, o trabalhador pode ter acesso ao número do PIS/Pasep nas agências da Caixa, do Banco do Brasil ou através do extrato do FGTS, por exemplo.
Menor Aprendiz tem direito a PIS 2023?
Apesar de muitas dúvidas sobre o Menor Aprendiz tem direito a PIS 2023, a resposta é não.
Mesmo sendo um programa inclusivo em que os cadastrados tem direitos a inúmeros benefícios depois da inserção no mercado de trabalho, o Jovem Aprendiz não recebe este abono salarial, devido às regras.
Ou seja, para receber o PIS, o trabalhador precisa:
- Estar cadastrado no programa por pelo menos 5 anos;
- Receber até 2 salários mínimos;
- Ter exercido atividade remuneratório pelo prazo mínimo de 30 dias;
- Ter o cadastro vinculado pelo trabalhador.
Sendo assim, mesmo que o menor aprendiz não tenha direito ao abono, o programa traz diversas condições e benefícios, já que também se trata de uma contratação formal.
Veja a seguir mais informações sobre se o Menor Aprendiz tem direito a PIS 2023.
Quais os direitos do Menor Aprendiz?
Portanto, após a inserção do Menor Aprendiz no programa e cumpridas a carga horária mensal, são disponibilizados os seguintes benefícios trabalhistas:
- Salário Compatível;
- FGTS;
- Contribuição com a previdência;
- Férias;
- 13º salário;
- Vale transporte.
Vale lembrar que o Jovem Aprendiz precisa estar vinculado a uma instituição de ensino e comprovar frequência.
Por fim, para mais detalhes sobre se o Menor Aprendiz tem direito a PIS 2023, continue acompanhando este portal.