Saque Triplo do PIS/Pasep 2023: Quem tem Direito e Como Sacar

Muitos trabalhadores desejam informação sobre o saque triplo do PIS/Pasep 2023. Por isso, separamos todos os detalhes sobre o saque triplo do PIS/Pasep 2023 e informações sobre quem tem direito e como sacar o recurso. Por isso, veja a seguir mais detalhes e não perca os esclarecimentos.

publicidade
Saque triplo do PIS/Pasep 2023
Saque triplo do PIS/Pasep 2023

Quem não sacar o PIS, perde?

Muitas pessoas têm dúvidas caso o trabalhador perder o prazo de saque, se há chance de não ter mais o abono salarial.

publicidade

Diante disso, as pessoas podem realizar o saque e resgatar o valor em outro período. Entretanto, há a necessidade de solicitar abertura de recurso.

✓ Veja também:

publicidade

O procedimento pode ser feito de forma remota ou presencialmente por meio das unidades de atendimento do Ministério do Trabalho e Previdência. Além disso, as pessoas que desejarem fazer a solicitação online Podem enviar o e-mail para o endereço:

Sendo assim, por meio do portal Alô trabalhador através do telefone 158 também pode haver o pedido do Saque do PIS atrasado. Desse modo, essa é uma inovação e que tem auxiliado os trabalhadores é o aplicativo da carteira de trabalho digital CTPS.

publicidade

Por meio dessa ferramenta também há a opção para solicitação do  abono atrasado. Veja a seguir mais informações e saiba sobre o saque triplo do PIS/Pasep 2023.


Quanto tempo o PIS fica guardado?

É  importante lembrar que o governo estabelece calendários para que os trabalhadores possam sacar o benefício. Se o indivíduo perder o prazo pode realizar o saque no ano posterior.

Imagem: Valor Econômico
publicidade

Entretanto, geralmente, há dúvida sobre o prazo máximo em que o PIS fica disponível no sistema. De acordo com o governo federal o prazo máximo de cinco anos.


Tem como resgatar o PIS depois da data?

Caso o cidadão tenha perdido o prazo de saque do FGTS determinado pelo governo para saque do PIS e ainda não realizou o saque no valor durante os cinco anos,  o PIS pode ser acessado por ordem judicial.

Muitas pessoas também tem dúvidas sobre o motivo de não ter recebido o valor do PIS PASEP. Só tem direito ao valor do abono salarial às pessoas que:

publicidade
  •  Foram cadastradas  no sistema pelo prazo mínimo de cinco anos;
  •  Comprovem exercício laboral pelo prazo mínimo de 30 dias consegue ativos ou não;
  •  Remuneração máxima de dois salários mínimos;
  •  Ter os seus dados inseridos na relacional de informações sociais.

 Caso o trabalhador tenha todas as características acima e mesmo assim não recebeu o abono salarial pode ser que o empregador não tenha inserido os dados do funcionário junto ao RAIS.

✓ Veja mais informações sobre o seu dinheiro:

publicidade
Imagem: Pexels

Sendo assim, o trabalhador precisa se direcionar a empresa e solicitar que as informações sejam inseridas no sistema para saque posterior do abono salarial.  Veja a seguir mais informações saiba como funciona o saque triplo do PIS/Pasep 202

publicidade

O que é saque triplo do PIS/Pasep 2023?

O saque triplo são os abonos liberados para três diferentes grupos pela Caixa Econômica Federal.

Desse modo, o primeiro grupo será beneficiado pelo abono salarial e constam as pessoas que atuaram com carteira assinada no primeiro ano de pandemia. Além disso, podem ser sacados outros dois valores referentes ao ano anterior.

Contudo, para verificar o valor, basta acessar o Portal da Caixa Econômica Federal ou ligar para o número  158.  Para acessar o site da Caixa Econômica Federal basta seguir o passo-a-passo abaixo:

publicidade
Imagem: Portal Caixa
  •  Vá para abono salarial;
  •  Insira os dados pedidos;
  •  Realize o envio das informações.

Quanto tempo o PIS pode ficar na Caixa?

As pessoas que possuem conta na Caixa, podem realizar o saque de forma automática. Entretanto as pessoas que possuem o Cartão Cidadão podem realizar o saque por meio das lotéricas ou dos terminais de auto-atendimento.

publicidade

Entretanto, os indivíduos que não possuem conta na Caixa e nem cartão cidadão pode realizar o saque de forma presencial em alguma unidade da Caixa Econômica Federal. Desse modo, o valor pode ficar retido no banco pelo prazo máximo de cinco anos.

Por fim, para mais detalhes sobre o saque triplo do PIS/Pasep 2023, continue acompanhando este Portal.

Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

Saque Triplo do PIS/Pasep 2023: Quem tem Direito e Como Sacar

publicidade
Lígia Arruda
Formada em Ciências Contábeis, Lígia Arruda é especialista em assuntos relacionados a impostos, benefícios e o sistema financeiro no Brasil. Escreve para portais online desde 2018 e está sempre de olho em tudo o que envolve o pagamento de benefícios e auxílios, afim de auxiliar os cidadãos brasileiros.