A multa FGTS 2023 ainda é fonte de dúvidas entre a população. Em virtude disso, identificamos informações sobre a rescisão, cálculo, regras atualizadas e a nova lei de multa FGTS 2023. Para maiores detalhes, continue acompanhando o texto a seguir.
Como é feito o pagamento da multa de 40% do FGTS?
O FGTS também chamado de Fundo de Garantia por Tempo de Serviço é um direito do trabalhador e também funciona como uma forma de proteção para aquelas pessoas que exercem atividades laborais na modalidade formal.
A CLT, portanto, garante que o trabalhador demitido tenha direito a multa equivalente a 40% do valor total. O que muitas pessoas tem dúvida é se a multa FGTS 2023 incide sobre o valor em conta. A resposta é não.
Caso o trabalhador seja demitido, o valor de rescisão paga é sobre todos os valores depositados durante o período de atividades na empresa.
Todos os meses, os empregadores depositam o equivalente a 8% do salário do trabalhador nas contas do FGTS como forma de proteção.
✓ Veja também:
Qual o valor dos 40% do FGTS?
O valor da multa FGTS 2023 pode ser verificada no extrato do FGTS. O APP do benefício disponibiliza dos esclarecimentos que geralmente podem ser encontrados na aba “Valor para fins rescisórios”.
Vale ressaltar que o valor sobre o qual é calculada a multa dos 40% será maior que o valor total acumulado no FGTS, caso o trabalhador tenha realizado saques do Fundo de Garantia enquanto estava empregado. Se ele não sacou nada durante o período em que estava na empresa, o valor sobre o qual incidirá a multa dos 40% será menor que o total que consta no extrato.
Isso se explica porque não contam para o valor da multa rescisória os lucros do Fundo de Garantia, que resultam dos juros cobrados de empréstimos a projetos de infraestrutura, saneamento e crédito da casa própria.
Fonte: Portal Contábeis
Pelo portal da Caixa, os trabalhadores também podem acessar as informações, seguindo este passo a passo:
- Acesse o portal da Caixa clicando aqui;
- Busque por FGTS;
- Insira dos dados pedidos;
- Envie.
Veja mais detalhes e saiba quem pode receber a multa FGTS 2023.
Quando a empresa deve pagar a multa do FGTS?
Apesar do FGTS ser um direito do trabalhador, não são todos que tem direito a receber a multa. Apenas os trabalhadores que foram demitidos sem justa causa que podem sacar a multa rescisória de 40%.
Entretanto, há um projeto de Lei que garante que o percentual vai ser reduzido e o trabalhador vai deixar de receber 40%.
A proposta é que o percentual passe para 25%. Porém, de acordo com a ementa caso o trabalhador seja demitido sem justa causa, o percentual de multa vai para 20%.
✓ Veja mais informações importantes sobre o FGTS:
Entretanto, caso haja culpa recíproca, o projeto é que o percentual de multa paga seja de 10%.
Apesar de ainda ser um projeto e não ter sido aprovado, os especialistas informam que há grandes chances para a disponibilidade de redução da multa.
O prazo para liberação do valor após a solicitação equivale a 10 dias corridos. Além disso, antes de concretizar a nova lei, o valor pago é de 20% para os trabalhadores que foram demitidos por outros motivos, como fechamento da empresa, por exemplo.
Porém, de acordo com a justiça, a empresa tem o dever de informar o motivo que fechou as portas e, se comprovar problemas financeiros ou motivos similares a esse, o valor da multa poderá ser reduzido pela metade.
Por fim, continue acompanhando este portal para mais detalhes sobre a multa FGTS 2023.