O valor da aposentadoria INSS 2023 é uma preocupação entre os brasileiros. Muitas vezes contratamos advogados para realizar o procedimento e não entendemos o que de fato está acontecendo. Por isso, separamos detalhes sobre como realizar o cálculo e qual o valor da aposentadoria INSS 2023.
Qual é o valor da aposentadoria INSS 2023?
A média é a base para entender qual o valor da aposentadoria INSS. Contudo, é importante lembrar que os valores são diferentes e é fundamental analisar os anos de contribuição.
Isso porque devido a Reforma da Previdência as regras mudaram e, consequentemente, o método de cálculo da aposentadoria.
Antes da Lei, a análise salarial era feita levando em consideração o percentual de 80% dos maiores salários e o descarte dos 20% valores salariais inferiores.
✓ Veja também:
Com a mudança, a média salarial entra em sua totalidade, não excluindo, portanto, os valores menores. A regra serve para benefícios após o ano de 1994.
Matematicamente, a média é a soma dos valores e a divisão pela quantidade. Uma pessoa que contribuiu 300 meses precisa realizar a soma dos valores recebidos e a divisão por 300. Veja mais detalhes sobre o valor da aposentadoria INSS 2023.
O que o divisor mínimo da aposentadoria INSS 2023?
O divisor mínimo é estabelecido por pessoas que não contribuem com a Previdência e houveram muitas rupturas durante os anos.
Antes da Reforma, as pessoas que contribuíram entre o período de julho de 1994 até 1998 e houveram sucessivas pausas precisam se atentar a este fator.
O percentual do cálculo também deixaria de ser 80% para 60%. Com a Reforma, o divisor mínimo tinha sido extinto, entretanto, voltou a vigorar.
Art. 135-A. Para o segurado filiado à Previdência Social até julho de 1994, no cálculo do salário de benefício das aposentadorias, exceto a aposentadoria por incapacidade permanente, o divisor considerado no cálculo da média dos salários de contribuição não poderá ser inferior a 108 (cento e oito) meses.
Se você completou: Homem: 65 anos até o dia 04/05/2022; Mulher: 61 anos e 6 meses de idade até o dia 04/05/2022. Você não precisará ter 108 meses de contribuição após 07/1994, assim como não cairá nas regras de cálculo do divisor mínimo.
Fonte: Portal Ingrácio Advocacia
A regra acima é explicada devido a aposentadoria por direito. A estes contribuintes, o divisor mínimo não é atribuído.
✓ Conheça outros tipos de aposentadoria:
Como calcular o fator previdenciário?
O fator previdenciário também interfere no valor da aposentadoria INSS 2023 e leva em conta três pontos importante:
- Idade;
- Tempo de contribuição;
- Expectativa de sobrevida.
Como funciona como regra, se dá por meio de fórmula. Diretamente e de forma simples o fator previdenciário age para impedir que o trabalhador se aposente muito cedo.
Sendo assim, quanto maior a faixa etária melhor o fator previdenciário, característica essa semelhante ao tempo de contribuição. Por se tratar de um cálculo complicado, a dica principal é realizar o procedimento pela internet.
Colocando os dados de forma correta, o segurado tem acesso aos valores. Para verificar o valor do benefício e realizar o cálculo continue clicando aqui.
Levando em conta a dica de profissionais, para que o beneficiário tenha acesso à aposentadoria com o menor de desconto possível se atente às regras:
- Não solicite a aposentadoria perto do aniversário;
- Evite realizar o pedido próximo do mês de dezembro;
- Analisar as possibilidades de aposentadoria antes de solicitar o benefício.
O fator previdenciário teve a sua importância diminuída depois da Reforma, graças às regras de transição.
Como fazer o cálculo para a aposentadoria?
Inicialmente é necessário identificar o tipo de aposentadoria. Atualmente, o percentual e a média do benefício funciona da seguinte forma:
- 60% da média salarial acrescido de 2% do ano que ultrapassar.
Desse modo, o tempo mínimo de aposentadoria para homens é 20 anos e mulheres 15 anos.
Por fim, para mais detalhes sobre o assunto, continue acompanhando nosso portal.