O saque duplo do PIS/PASEP 2023 tem sido uma das dúvidas mais recorrentes entre os trabalhadores. Por isso, separamos detalhes e esclarecimentos pertinentes para você. Veja a seguir mais detalhes e saiba tudo sobre o saque duplo do PIS/PASEP 2023.
Saque duplo do PIS/PASEP 2023
O saque duplo do abono salarial foi uma disponibilidade permitida pelo governo para que os trabalhadores possam sacar os valores duas vezes no mesmo ano. Entretanto, é importante mencionar que cada saque e destinada a um público-alvo específico.
De acordo com a Caixa Econômica Federal, cerca de dez milhões de beneficiários vão receber os valores destinados ao abono salarial.
✓ Veja mais informações sobre o saque:
O Banco do Brasil responsável pelo pagamento do Pasep informou que os valores podem ser sacados até o dia 29 de dezembro.
Além disso, os prazos podem ser modificados, entretanto os portais dos bancos serão os responsáveis por esclarecer as datas, caso houver alguma alteração.
Sabe-se que o PIS é destinado aos Trabalhadores da rede privada já o PASEP é para trabalhadores da rede pública.
Por isso, veja mais detalhes e saiba mais informações sobre o saque duplo do PIS/PASEP 2023.
Quem vai receber PIS em dobro em 2023?
Caso os trabalhadores estejam destinados a receber o abono salarial em dobro é importante mencionar quais são as condições de pagamento. A primeira parcela será destinada às pessoas que tiverem valores esquecidos referentes ao ano de 2021 e 2022.
Entretanto a segunda parte do abono salarial é destinada a um grupo específico, isto é, aqueles que exerceram atividades laborais entre os anos de 1971 e 1988.
Contudo, o PIS ou PASEP esquecidos são os valores em que não foram sacados e se mantém guardados nas contas do governo. De acordo com especialistas mais de R$ 200.000 estão disponíveis para saque.
É importante mencionar que em situações que os trabalhadores não realizaram o saque no prazo determinado podem conseguir o valor no ano subsequente. Dessa forma, é válido destacar que as pessoas que são elegíveis ao saque do valor são:
- Pessoas cadastradas no PIS PASEP pelo prazo mínimo de cinco anos;
- Que recebem remuneração mensal até dois salários mínimos;
- Exercido atividades laborais na modalidade formal pelo prazo mínimo de 30 dias;
- Terem os dados inseridos pelo empregador na relação anual de informações sociais raiz.
Já as pessoas que têm valores guardados junto as contas do governo como que trabalhadores que desempenham funções entre os anos de 1971 e 1988 são os militares, servidores e aqueles que possam comprovar o trabalho formal.
Essa modalidade é conhecido como cotas do PIS PASEP. veja mais detalhes sobre o saque duplo do PIS/PASEP 2023.
Quem recebeu PIS em 2022 vai receber em 2023?
Os trabalhadores que não realizaram o saque do valor total tiverem sido inseridos nos grupos alvo para recebimento do abono salarial vão continuar recebendo os valores das contas do governo.
De acordo com o governo federal, o pagamento do PIS PASEP referente a 2021 será pago no ano de 2023 desde que siga o calendário estabelecido. Confira o calendário de pagamento de acordo com o mês de nascimento:
- Janeiro: 8 de fevereiro;
- Fevereiro: 10 de fevereiro;
- Março: 15 de fevereiro;
- Abril: 17 de Fevereiro;
- Maio: 22 de fevereiro;
- Junho: 24 de fevereiro;
- Julho: 15 de Março;
- Agosto: 17 de Março;
- Setembro: 22 de Março;
- Outubro: 24 de Março ;
- Novembro: 29 de Março;
- Dezembro: 31 de Março
Já o PASEP leva em consideração o final do número de inscrição. confira detalhes:
- 0: 15 de fevereiro;
- 1: 15 de fevereiro;
- 2: 17 de Fevereiro;
- 3: 17 de Fevereiro;
- 4: 22 de fevereiro;
- 5: 24 de fevereiro;
- 6: 15 de Março;
- 7: 17 de Março;
- 8: 22 de Março;
- 9: 24 de Março.
Confira mais informações e saiba como conseguir o saque duplo do PIS/PASEP 2023.
Como rsacar Saque Duplo do PIS/PASEP 2023
Primeiramente, para sacar o valor é preciso que antes o trabalhador tenha consciência sobre os grupos que vão receber o abono salarial. Através do aplicativo FGTS, o trabalhador pode consultar os valores.
✓ Veja mais informações sobre o saque:
Contudo, toda a documentação precisa estar regular e caso a pessoa tenha direito aos valores o abono salarial será liberado automaticamente em até 5 dias úteis.
Para ter acesso ao saque duplo do PIS/PASEP 2023 basta clicar aqui. Desse modo, o aplicativo Caixa trabalhador assim como o site oficial do Banco do Brasil obtém as informações sobre valores.
Por fim, para mais detalhes sobre este tema continue acompanhando nosso portal.