Aposentadoria por Invalidez 2023: Regras, Valor e Como Solicitar

A aposentadoria por invalidez 2023 pode ser solicitada por grupos específicos. Em virtude disso, selecionamos detalhes sobre quem tem direito, assim como solicitar os valores, as regras e todos os esclarecimentos sobre a aposentadoria por invalidez 2023. Confira a seguir.

publicidade
aposentadoria por invalidez 2023
aposentadoria por invalidez 2023

Quem tem direito a se aposentar por invalidez?

A aposentadoria por invalidez é para pessoas que sofreram algum tipo de incapacidade ou doença permanente que impeça de exercer as atividades laborais. É importante lembrar que essa é uma modalidade diferente do salário-acidente, já que este é disponibilizado apenas de forma temporária.

publicidade

Para ter direito ao benefício, além de realizar a solicitação é preciso cumprir carência e comprovar por meio de laudo médico as condições.

✓ Veja também:

publicidade

A carência é de no mínimo 12 meses, exceto em caso de acidente. Entre as doenças que absolvem o segurado de cumprir o prazo de espera estão:

  • Tuberculose;
  • Neoplasia maligna;
  • Cegueira;
  • Alienação Mental;
  • Hanseníase;
  • Cardiopatia grave;
  • Mal de Parkinson;
  • AIDS;
  • Nefropatia grave;
  • Hepatopatia grave;
  • Entre outros.
Imagem: Advogado Montes Claros
publicidade

Veja mais detalhes, saiba quem pode solicitar e o que precisa para realizar a petição da aposentadoria por invalidez 2023.


Qual é o valor da aposentadoria por invalidez?

Com a Reforma da Previdência os valores relacionados ao benefício sofreram algumas consequências e modificações.

Sendo assim, de acordo com o portal da Câmara, o percentual pago equivale a 60% da média do salário anterior acrescido de 2% para cada ano que ultrapasse o prazo de 15 ou 20 anos de contribuição.

publicidade

Para ter direito a aposentadoria por invalidez 2023 é preciso seguir outras regras. São elas:

  • Ter uma carência mínima de 12 meses; Estar contribuindo para o INSS no momento em que a doença te incapacita ou estar no período de graça;
  • Estar incapaz total e permanente para o trabalho, devidamente comprovada através de um laudo médico pericial; Existem três hipóteses em que você não vai precisar comprovar a carência para ter direito a Aposentadoria por Invalidez:
  • Acidente de qualquer natureza; acidente ou doença do trabalho;
  • Quando você for acometido por alguma doença especificada na lista do Ministério da Saúde e do Trabalho e da Previdência como doença grave, irreversível e incapacitante.

Fonte: Jornal Contábil

publicidade

Veja mais detalhes e saiba mais sobre este tipo de benefício.


Quem é aposentado por invalidez pode perder o benefício?

Por se tratar de um benefício que é pago às pessoas incapacitadas das atividades, caso o indivíduo retorne ao trabalho e receba outras fontes de renda, o valor é cortado.

✓ Veja mais modalidades de aposentadoria:

publicidade

A aposentadoria por invalidez é um benefício que não tem idade mínima e que está relacionada, diretamente, com a condição de saúde. Então, se existem esses requisitos que vão beneficiar, a depender da condição do segurado, ele não poderá voltar a exercer suas atividades.

Isso está expresso na lei. A norma diz que, inclusive, se o segurado voltar à atividade, o INSS cancelou o benefício de forma automática.

Fonte: Ingrácio Advocacia

Não perca mais esclarecimentos a seguir. Por mais que muitas pessoas tenham dificuldade na solicitação do benefício, confira e veja a forma mais fácil de pedir a aposentadoria.

publicidade

Como pedir a aposentadoria por invalidez 2023?

A aposentadoria pode ser pedida de forma online através do site, aplicativo Meu INSS ou por meio do telefone 135. De forma online, o benefício pode ser solicitado da seguinte forma:

Imagem: Portal Meu INSS
publicidade
  • Vá para aposentadoria;
  • Escolha a opção;
  • Insira os documentos pedidos e envie.

É importante lembrar que laudos deverão ser arquivados no momento da solicitação. Como se trata de um benefício que tem relação com doença será marcada uma perícia para análise das informações.

Por fim, para mais detalhes sobre a aposentadoria por invalidez 2023, continue acompanhando este portal.

publicidade
Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

Aposentadoria por Invalidez 2023: Regras, Valor e Como Solicitar

Lígia Arruda
Formada em Ciências Contábeis, Lígia Arruda é especialista em assuntos relacionados a impostos, benefícios e o sistema financeiro no Brasil. Escreve para portais online desde 2018 e está sempre de olho em tudo o que envolve o pagamento de benefícios e auxílios, afim de auxiliar os cidadãos brasileiros.